segunda-feira, 13 de junho de 2011

(D&D 4) Diário de Campanha – Scales of War – Aventura 6: Além da Torre Mosqueada – PARTE 2

Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.

Estamos aqui novamente dano continuidade a nossa nova campanha de Dungeons & Dragons 4E: a Scales of Wars.






AVENTURA 6: ALÉM DA TORRE MOSQUEADA

=== SINOPSE DE ALÉM DA TORRE MOSQUEADA ===

Nesta aventura, os PdJs recebem uma urgente convocação do Conselho de Anciões de Overlook em nome de Megan Swiftblade, líder dos Cavaleiros da Liberdade. Atendendo ao chamado, os PdJs testemunham a destruição próxima à vila de Talar. Revelações subsequentes os movem para uma perigosa caçada aos responsáveis, antes que todo o Vale Elsir sofra o mesmo destino.

=== OS HERÓIS ===

Delmiro, Ramon e Pit

  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (filho da misericórdia) – jogador Rafael;
  •  Lúcios, humano mago (sabotador hermético) – jogador Clayton;
  • Jhon, kalashtar paladino de Pelor (hospitalário) – jogador Ramon;
  • Greth, Githzerai Patrulheiro/Rastreador (caçador carmesim) – jogador Bruno
  • Cygnus X-1, forjado bélico guerreiro (couraçado) – jogador Delmiro;
  • Durepox, anão artífice (engenheiro de batalha) – jogador Pit
Nível Atual do Grupo: 11, encerrando no 12

======A MISSÃO======

Os heróis são enviados pelo Conselho dos Anciões de Overlook até o vilarejo de Talar para se encontrarem com Megan Swiftblade, líder dos Cavaleiros da Liberdade, que se escondeu ali após sofrer diversas tentativas de assassinato. Caso os heróis a livrem de seu problema, ela fornecerá o nome de uma pessoa que estava por trás dos planos do General Zithruun que comandou o ataque à Overlook, que os heróis acham que seria Sarshan. Porém, uma imensa onda de um fluido nomeado de Caos Sanguíneo foi despejado no vilarejo pelos servos de Sharshan. Os heróis enfrentam os responsáveis em uma árdua batalha em uma caverna escondida abaixo de uma Torre Mosqueda, e ao vencenrem, percebem um portal aberto que os levaram diretamente ao maligno shadar-kai.

======OS ENCONTROS======

  1. Encontro 4 – Ira Dracônica: No dia seguinte, os heróis resolvem explorar o que há além do portal deixado pela bruxa shadar-kai. Quando atravessam, eles se encontram em uma plataforma de madeira muito acima no solo, eles estão em uma ilhota, localizada ao sul de Talar, num pântano, porém, a ilhota é rodada de Caos Sanguíneo, o mesmo fluido que devastou Talar. Diante deles, uma ENORME árvore ergue-se ao céu, e suas folhagens bloqueiam a passagem do sol. Assim que chegam, são recepcionados pelo sopro feroz de um casal de dragões verdes, que foram avisados pelo próprio Sarshan da chegada dos heróis.
    A Árvore Eterna, lar dos dragões verdes (detalhe para a cara do Ramon)
    Os heróis são recepcionados a baforadas pelos dragões
    Os heróis estão sobre um plataforma de madeira a 12 m do chão
    O kalashtar paladino é o primeiro a ser empurrado para a queda fatal
    Paladino contra o dragão, clássico
    Após muito sangue, suor e lágrimas, o primeiro dragão cai
    Apesar de muitos dos heróis estarem já nas últimas
    Verdadeira virada! os heróis imobilizam o segundo dragão no solo, hora de meter a porrada!
    Finalmente, os dois dragões foram derrotados
  2. Desafio de Perícias 2 – Começa a Perseguição: Após a dura batalha contra os ferozes dragões, os heróis tem a chance de explorar a ilhota, e sobre o caule da enorme árvore, eles encontram uma passagem. Ao entrarem, eles atravessam um verdadeiro complexo de túneis naturais totalmente labirínticos, lidando com alguns desafios naturais e com alguns homens –lagartos que tentam impedir o seu progresso.
  3. Encontro 5 – Na Escuridão Fétida: Após algum tempo percorrendo os túneis, os heróis ouvem o som de uma conversa, o kalashtar paladino Jhon reconhece uma das vozes como sendo a de Sarshan, quando chegam em uma câmara iluminada pelo Caos Sanguíneo que havia ali, os heróis avistam Sarshan fugindo pela escuridão, alguns de seus servos se põem no caminho dos heróis para que o vilão escape: 4 ciclopes, 2 inumanos guarda costas de batalha, 1 troglodita, todos eles liderados por um senhor dos crânios.
    Covil do Senhor dos Crânios
    Mal os heróis chegam e são logo cercados pelos ciclopes
    Ciclopes não são os únicos guarda-costas, inumanos e um troglodita se unem a batalha
    O senhor dos crânios envia seu inumano para ataca os heróis
    Apesar da quantidade de inimigos, os heróis não se intimidam
  4. Encontro 6 – Mar de Fogo: Após vencerem os inimigos nesta câmara, os heróis correm para impedir Sarshan de escapar, mas apenas encontram um outro portal, que o humano mago Lucius prontamente reconhece levar para o Caos Elemental, o plano onde todos os elementos da natureza se encontram  e se alteram. Ao atravessarem, os heróis se encontram em um bloco de terra que flutua em um verdadeiro mar de lava e magma. Diante deles, em uma ilha, uma construção de obsidiana no formato de uma torre sugere que foi ali que o shadar-kai Sarshan se esconde. Porém os heróis não se encontram sós, em diversos outros blocos de terra flutuando no mar de lava, mais servos de Sarshan tentam impedir o progresso dos heróis, alguns duergares e githyankis, com uma cria vermelha cuspidora de fogo treinada, atacam os heróis assim que aparecem. O combate é extremamente complicado devido que os blocos de terra na qual os heróis e os inimigos se encontram ficam ondulando pelo mar de fogo, mudando a posição de cada um em questão de segundos. Mas os heróis tentam lidar com as dificuldades do terreno como podem, derrubando os inimigos um por um. Porém dessa vez o destino não sorriu para os heróis, Faber Castell, feral dente alongado paladino de Pelor, e recentemente integrado ao grupo dos filhos da misericórdia, é empurrado pela força bruta de um duergar para o mar de lava, tendo seu corpo inteiramente consumido pelo fogo. Tal perda é imediatamente sentida pelo restante do grupo que vingam a morte de seu mais antigo membro...
    Mar de fogo, os heróis chegam ao Caos Elemental
    O ambiente é hostil, todos agrupados no earthberg para sobreviverem
    Muitos inimigos a mando de Sarshan aguardam a chegada dos heróis
    Os earthbergs se movem a cada rodada, o humano mago conjura a Muralha Ilusória para ajudar no combate
    O kalashtar paladino enfrenta a cria vermelha cuspidora de fogo
    Os earthbergs continuam mudando de posição
    Metade dos inimigos já foram vencidos, hora de pisar e terra firme
    Morte de um exemplar. O feral dente alongado paladino Faber Castell é empurrado para a lava e consumido pelo fogo

======MINHAS OBSERVAÇÕES======

  • Nesta parte da aventura, um novo personagem foi introduzido ao grupo, e também um novo jogador à mesa, trata-se do jogador Bruno e seu personagem Greth, um githzerai patrulheiro, multiclasse de Rastreador (Seeker).
  • Greth é um githzerai que veio da cidade monastérica de Ak’maad e que saiu de lá pois seu impulso por aventuras falou mai forte. Após diversas viagens e aventuras com diversos grupos diferentes, atualmente Greth adotou o vilarejo de Talar como sua morada. Porém, agora que Talar foi consumido pelas chamas, Greth busca vingança pelo responsável, que ficou sabendo tratar-se de um tal de Sarshan. Agora, Greth se uniu ao grupo para deter o shadar-kai assassino e vigar a morte de seus conhecidos.
  • Um dos momentos mais aguardados para mim nesta aventura, foi o combate contra os dragões verdes, desde que comecei a jogar o D&D 4E, essa é a primeira vez que eu conduzo um combate com dois monstros solo. E o melhor, são dragões, hehehe. Achoo que na Scales of War vai haver outro combate contra dois solos, mas vai ser lá pro épico.
  • O livro Monster Vault, do D&D Essentials, apresentou dragões (e outros monstros solo) mais interessantes, os dragões antigos, comparados aos PJs seriam apenas sacos de PVs e apresentariam pouco desafio para os heróis. Para este combate, eu não utilizei a ficha dos drgões da aventura, em vez disso eu construí dois dragões verdes novos, com habilidades tanto do dragão verde do Manual dos Monstros quanto do dragão verde do Monster Vault, sendo um deles um guerrilheiro e outro sendo um bruto.
  • Para este combate também acabei pegando emprestado a miniatura de um dragão verde de um amigo meu, o Daniel KBlin e utilizei também a minha própria miniatura.
  • O mapa para este combate foi o maior mapa que eu imprimi até agora para esta campanha, mas infelizmente acabei nem utilizando ele todo, apenas a área próxima de onde os heróis chegaram. Mas eu bem que tentei empurrar o combate para o restante do mapa, fazendo com que um dos dragões liberasse seu sopro nos heróis e ficasse voando dando voltas pela árvore gigante até seu sopro recarregar. Mas os heróis conseguiram imobilizá-la no chão antes mesmo que eu pudesse fazê-lo.
  • O desafio de perícias dessa parte da aventura na verdade era dividido em duas parte, a primeira parte seria antes mesmo dos heróis atravessarem o portal que levara até o combate contra os dragões. O desafio seria recolher informações de Megan Swiftblade sobre Sarshan, mas eu ignorei essa parte, fazendo tudo isso na base do bom e velho roleplay.
  • Já neste desafio de perícias, eu acredito que estiquei ele um pouco, acho que ficamos uns 40 minutos nele, poderia ter sido mais rápido.
  • O próximo combate, contra o senhor dos crânios e seus lacaios, prometia ser um combate promissor, os dois inumanos elites que sulgavam pulsos de cura poderia fazer com que os PJs entrassem em sérios apuros, além de ser um combate de nível +2. Que nada, nem deu no cheiro, hehehe.
  • Modifiquei um poderzinho do senhor dos crânios também. Uma de suas caveiras, permitia ele trazer de volta a vida um lacaio morto vivo. O problema é que neste combate não havia nenhum lacaio morto vivo, os únicos lacaios do combate eram os ciclopes, então esse poder iria ser inútil nesse combate. Problema nenhum, modificação do mestre, o poder permitia trazer lacaios de volta a vida. Os ciclopes deram um pouquinho de trabalho graças a essa habilidade.
  • No final do combate, os heróis acharam uma carta nos pertences do senhor dos crânios que revelava que ele na verdade era servo de Onthorirfel, um lich que vivia no Pendor das Sombras e era um mago especializado em magias de rituais. Esse lich e Sarshan estavam buscando alianças. O lich Onthorirfel irá aparecer mais tarde nessa campanha.
  • Finalmente o combate no mar de lava, outro combate que eu estava esperando muito. O que mais me chamou a atenção neste encontro, foi o cenário. Os blocos de pedra que deixavam os heróis e os monstros em segurança, ficavam o tempo todo mudando de posição no final da rodada. Assim, os heróis poderiam estar em um canto, e de uma hora pra outra estarem em outro lugar. Achei muito interessante.
  • Mas o que mais preocupava aqui não era nem os monstros, mas sim o perigo de cair do mar de lava (que causava 10d10 de dano). Perigo que acabou acontecendo com o feral paladino do grupo, Faber Castell, e também personagem mais antigo dessa campanha e que esteve presente desde a nossa primeira aventura. A
  • Apesar de ele ter morrido no ato, eu deixei o jogador escolher se ele queria continuar com o personagem, ou deixá-lo morrer e construir um novo. Caso ele ainda quisesse jogar com o personagem, eu descreveria que o paladino nadou e conseguiu subir em um dos blocos de pedras, mas morreu assim que saiu do mar de lava. Assim, os personagens ainda poderiam ressuscitá-lo com um dos pergaminhos de Reviver os Mortos que eles possuíam. Caso o jogador quisesse construir um novo personagem, eu descreveria que o paladino afundou no mar de lava impossibilitando assim sua ressurreição. Esta última opção foi a escolhida pelo jogador Rafael.
E assim termina a segunda parte desta primeira aventura do estágio exemplar. Na próxima parte, os aventureiros explorarão a misteriosa torre de obsidiana e terão um encontro final e decisivo contra Sarshan.

Até a próxima pessoal.


RPG.Blogs

Um comentário:

  1. Ae pessoal muito massa as aventuras de voces sempre que possivel eu venho aqui pra acompanhar, tambem jogo Scales mas estamos no inicio ainda, gostaria de perguntar aonde vcs arrumam os mapas pois so tenho ate a aventura 3. Se tiver como vcs escanearem e postarem eu ficaria grato! valeu e boas aventuras a todos

    ResponderExcluir