segunda-feira, 25 de abril de 2011

(D&D 4) Diário de Campanha – Scales of War – Aventura 5: O Templo do Meio – PARTE 3


Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.

Estamos aqui novamente dano continuidade a nossa nova campanha de Dungeons & Dragons 4E: a Scales of Wars.





AVENTURA 5: O TEMPLO DO MEIO

SINOPSE DE O TEMPLO DO MEIO

A extremidade oeste do Vale Elsir tem sido fortemente perturbada em tempos recentes. A ameaça das hordas orcs de além das Montanhas Morada do Rochedo, embora tenha sido forçada a recuar da Fortaleza Bordrin, ainda perdura nas mentes das pessoas. Criaturas estranhas e hostis das sombras espreitam sob cavernas e grutas. Disputas políticas crescem entre os poderosos clãs anões da cidade.
Tudo isso faz a cidade ficar particularmente vulnerável a um inimigo que ninguém viu chegar – que ninguém sequer imaginou. Este inimigo tem metas e objetivos que no final das contas estão distantes do insignificante Vale Elsir, mas o primeiro passo é a conquista absoluta de Overlook.

Um inimigo que, pelo menos em parte, já está aqui.

======OS HERÓIS======

  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (jogador Rafael);
  • Noel Rosa, humano bardo (jogador Zimmer);
  • Lúcios, humano mago (jogador Clayton);
  • Jhon, kalashtar paladino de Pelor (na verdade Amoth) (jogador Ramon);
  • Paupina, anã sacerdotisa rúnica (jogadora Bolota)
  • Cygnus X-1, forjado bélico guerreiro (jogador Delmiro)
Nível Atual do Grupo: 10, encerrando no 11

======A MISSÃO======

Os heróis acabam descobrindo uma grandiosa trama envolvendo o destino da cidade de Overlook. Por intermédio de controle mental e de doppelgangers mercenários contratados, os sacerdotes responsáveis pelos principais templos da cidade foram substituídos ou dominados mentalmente a mando de um misterioso homem conhecido apenas como General Zithiruun. Tal ato foi planejado com o propósito de adquirir acesso a um portal no interior do templo do Moradin que levava para um lendário e antigo templo maior conhecido como O Templo do Meio, que conectava diversos templos de Moradin. O General Zithiruun desejava também encontrar e abrir outro portal em seu interior que levava para o Mar Astral.

O objetivo do General Zithiruun era trazer para o mundo mortal um enorme exército que o aguardava no Mar Astral, o general utilizaria este exército para atacar Overlook por dentro e destruí-la por completo. Porém, graças a interferência dos heróis, o General Zithiruun falhou em abrir o portal a tempo e foi forçado a fugir. Porém apenas parte de seu plano foi afundado, pois o general ainda contava com um enorme exército de mercenários humanóides e monstruosos que ele reuniu durantes os últimos meses. Mercenários que agora marcham em direção a Overlook com o intuído de destruí-la...

======OS ENCONTROS======

  1. Desafio de Perícias 4 – Conselho de Guerra: Assim que retornam a Overlook através do portal, os heróis são aguardados por soldados que os conduzem até a câmara do conselho da cidade para auxiliar a cidade com estratégias e conselhos para a defesa da cidade.
  2. Encontro 8 – Morte Que Vem de Cima: No dia seguinte, a invasão a Overlook pelas tropas de mercenários do General Zithtuun se inicia. Os heróis são convocados para enfrentar um dragão vulcânico convocado pelo próprio General Zithruun que está mergulhando em chamas um dos distritos da cidade.
    Cidade em chamas! Um Dragão Vulcânico aterroriza Overlook
    O temível dragão vulcânico
    Encontro! Tá na hora do pau!!!
    O dragão foi forçado a pousar pelo mago, hora dos combatente eliminá-lo
  3. Encontro 9 – Defendam a Muralha: Mesmo após o complicado combate contra o dragão, os PJs são convocados para defenderem uma das muralhas da cidade que foi destruída por alguns trolls.
    Gigantescos trolls destróem parte da muralha
    Os heróis chegaram, acabou a alegria dos trolls
    Troll cuspidor de ácido atacando à distância
    Aguentando três trolls ao mesmo tempo. Fracos, não façam isso em casa
    O mago Lucius incova Sono, pena que o troll de duas cabeças seja imune
    Batalha contra os trolls em seus momentos finais
    Mesmo sendo muito resistente o kalashtar paladino ainda assim não resistiu a imensa força dos trolls
  4. Desafio de Perícias 5 – Vasculhando os Escombros: Os heróis são contatados mentalmente através de magia pelo Grande Ancião Morgoff para ajudarem a resgatar a Conselheira Mountain home que está presa e desmaiada em sua residência na qual foi atingida por um projétil de cerco. Os heróis então correm para o resgate conseguindo salvá-la bem a tempo de sua casa desmoronar.
  5. Encontro 10 – O Encontro Final: Após várias horas de combate tentando deter a invasão, heróis são enviados para investigar o desaparecimento de diversos soldados em um distrito da cidade. Ao chegarem encontram uma verdadeira aniquilação, diversos soldados mortos pelo chão, muitos apresentando queimaduras bastante graves. Alguns draconatos juntamente com sua cria vermelha treinada aguardam no local e avançam contra os heróis  assim quês os vêem. Momentos depois um urro amedrontador pode ser ouvido além dos telhados das casas próximas, quando então aparece o próprio General Zithruun montado em sua montaria particular, Rathoraiax, uma carcaça reanimada de um dragão vermelho. O general se une a batalha para por um ponto final da existência dos aventureiros. Após diversas trocas de golpes e magias o general quase que conseguia triunfar sobre os heróis, mas com grande estratégia e munidos da pura sorte, quem teve seu fim foi o próprio Zithruun e a vitória foi heroicamente atingida pelos aventureiros. Com a morte de Zithruun, aos poucos os mercenários remanescentes foram deixando a cidade em fuga e a invasão se encerrava com a cidade de Overlook finalmente salva.
    Cenário da batalha final
    Os heróis chegam ao campo de batalha
    Uma cria vermelha pertencente ao exército mercenário
    Mercenário draconato espreitando
    Cenário da batalha final
    A chegada do General
    A chegada do General
    A chegada do General
    O imponente General Zithruum e seu dragão de montaria Rathoraiax
    O General foi derrubado do dragão, hora me meter a pêia

    O mago Lucius pretegido pela Muralha Ilusória invoca a succubus para detonar geral
    O General foi derrubado (de novo)
    Succubus invocada pelo humano mago Lucius fazendo a festa.
======CENA FINAL DO ESTÁGIO HERÓICO======

Overlook sobreviveu à tempestade e embora danificada, a cidade continua alta e orgulhosa. Os aventureiros são reverenciados como grandes heróis, e diversos e diferentes estabelecimentos oferecem a eles quartos e estadia por alguns meses.

Durkik presenciou um re-despertar da fé. No seu tempo de confinamento e torturas, seguido de seu resgate pelas mãos dos heróis, e sua sobrevivência ao cerco, fez com que ele reavaliasse os próximos anos. De depressões, cansaço e o crescimento da corrupção política, ele retorna a sua identidade jovial como um devoto sacerdote de Moradin. Ao ajudar a trazê-lo de volta, os heróis ganharam um poderoso e grato aliado, e eles fizeram um grande bem para a comunidade religiosa de Overlook como um todo. Isto é particularmente importante, considerando que os Sumos Sacerdotes dos outros templos foram subornados pelo githyanki, e seus substitutos são todos jovens e inexperientes. Pelos próximos meses, Durkik emerge como um líder espiritual para toda a cidade.  

E assim a cortina fecha no estágio heróico dos PJs. Grandes perigos e desafios os aguardam, e aqueles por trás dos esforços do githyanki planejam sua vingança e avançam em planos que os heróis não descobriram ainda. Mas por enquanto, ao menos, os PJs ganharam algumas semanas de descanso e o clamor dos cidadãos de Overlook.

======MINHAS OBSERVAÇÕES======

  • Finalmente a parte final do estágio heróico da minha campanha de Scales of War.
  • O estágio heróico se encerrou com chave de ouro nesta grande aventura que posso com certeza afirmar que foi umas das melhores da Wizards.
  • Esta terceira parte, apesar de ser mais curtinha, foi bastante prazerosa de narrar, estava realmente muito ansioso em especial pelo combate final contra o General Zithruun.
  • Nesta terceira parte, um antigo jogador desta campanha, o Maromba, tentou voltar a jogar, mas logo desistiu, ele pelo menos jogou toda a 3ª parte da aventura e na aventura seguinte voltou a desistir de jogar. Ele montou um bugbear guerreiro, que foi facilmente introduzido na aventura por ser um membro (de alguma forma que ele nunca chegou a me relatar) da guarda da cidade. Não cheguei a incluí-lo nesta parte do diário da campanha por sua participação ter sido bastante rápida.
  • Eu utilizei o desafio de perícias Conselho de Guerra, para introduzir o bugbear guerreiro na história, ele estava participando do debate juntamente com os heróis.
  • O combate Morte que Vem de Cima, contra o dragão vulcânico foi totalmente modificado por mim. Minha primeira modificação significativa na aventura original (e que pretendo fazer mais em breve).
  • O encontro Morte que Vem de Cima foi modificado por diversos motivos: 1º: o mostro original do encontro era um Berbalang, que como eu relatei anteriormente, eu ODEIO este monstro, ele simplesmente não funfa. E mesmo que eu o tivesse colocado, ele seria liquidado facilmente pelos PJs e não representaria um combate contra um monstro solo.
  • 2º motivo: Eu então pensei em substituir o Berbalang por um Dragão Vermelho propriamente ajustado para o nível adequado.
  • 3º Motivo: Agora vem uma história curiosa, a substituição pelo Dragão Vermelho já estava certa, PORÉM, coube de que eu, faltando apenas 2 horas para começar a narrar, resolvi combrar um booster de miniaturas de D&D, e dentro dele veio a miniatura de um Dragão Vulcânico(!!!), e que por coincidência o dragão possuí o mesmo nível do encontro (monstro Solo nível 10). Hora essa, corri pra casa e modifiquei o combate na hora. Passei a ficha dele pro computador, imprimi e fomos nessa.
  • Enfim, o combate contra o dragão vulcânico representou muito bem um combate mediano do nível do grupo, ele deu certo trabalho e arrancou muitos PVs por aí antes de cair.
  • O combate Defendam a Muralha foi outro estive ansioso para narrar. Pois ele novamente colocava Trolls contra os PJs. E eu amo trolls. O combate também apresentava os Trolls da Guerra, que eu achei eles bastante interessantes (ataques de rajadas, defesas altas, etc) e novamente mais um Troll de Duas Cabeças, que eu adorei utilizá-lo no combate da Grande Catedral na parte 2 dessa aventura (duas iniciativas, agindo normalmente em todas as duas rodadas).
  • O desafio de perícias Vasculhando os Escombros deu um clima de heroísmo nesta parte da aventura, pois aqui não importava os golpes de espada que você aprendeu ou as técnicas de batalha utilizadas para tirar muitos inimigos do meio do caminho, mas sim pura agilidade, coragem e sorte. O desafio, no caso, entrar em uma casa em chamas e resgatar uma pessoa, foi muito bem realizado pelo feral paladino Faber Castell.
  • Este desafio de perícias porém, quase teve um fim trágico devido ao bugbear guerreiro, que simplesmente não quis ajudar em nada e resolveu ficar parado, seu jogador disse que seu personagem faria isso mesmo, pois como ele é um soldado ele nada tinha haver com a casa queimando (eu como Mestre discordei, pois quem estava na casa era uma das Conselheiras de Overlook) mas no final dava muito certo.
  • Finalmente hora do combate final. Eu queria muito chegar nesse momento por três motivos: primeiro por que este também é o confronto final dos heróis na cena final do estágio heróico da campanha de Scales of Wars. Segundo porque todos os heróis já alcançaram o nível 11 e agora todos nós veríamos como era jogar com personagens do estágio exemplar. Terceiro, eu fiz questão de comprar uma miniatura que representa quase fielmente o vilão, a miniatura é a de um Githyanki Dragonknight que encontrei numa loja daqui. Me custou um pouco caro, mas não me arrependi. Claro que deixei pra revelar a miniatura para meus jogadores apenas no momento do combate.
  • Por falar nisso, foi nesse momento em que os heróis descobriram a identidade do General Zithruun, que até aquele momento tinha o rosto escondido por um capuz. O general pertencia a raça dos malignos githyankis.
  • Graças a nova tabela de dano atualizado dos monstros, este combate foi especialmente mortífero para os aventureiros, sem sombra de dúvida o combate mais mortal que eles jogaram até esse momento, todos pensavam que acabaria em TPK (e quase ocorreu isso mesmo).
  • Eu devo dar um parabéns ao Clayton, pelo seu humano mago Lucius. Esse maguinho salvou inúmeras vezes o grupo com suas magias, inclusive nesse combate. Suas magias permitiam os mais poderosos do grupo a focar seus ataques mais fortes no vilão, deixando este quase incapaz de poder revidar com eficiência. Sim, considero este personagem bem construído, e que realmente deve se basear na estratégia para ser eficiente em vez de apenas bater. Em ótimo exemplo de controlador.
  • E após a derrota do vilão e da conclusão da aventura, encerramos o estágio heróico da campanha Scales of War com SUCESSO TOTAL!!!
Até a próxima parte pessoal.

RPG.Blogs

Um comentário:

  1. Cara, parabens pelo Blog e pelo grupo de rpg.De verdade.

    Eu tenho um mesmo grupo que jogamos GURPS a muitos anos
    mas dificil mente terminamos campanhas...por motivos diversos...as vezes ficamos mto tempo sem nos encontrar devido a cada um estar em uma cidade e a campanha vai pro saco.

    Conhecia D&D mas nunca tinha lido, estou usando Forgotten Realms para mestra GURPS pros caras...eles nao conseguem jogar D&D pelo simples motivo q nao ´tão "realista" quanto GURPS...
    mas os cenários são FENOMENAIS...e eles estao gostando de seguir aventuras prontas, pq alem de fixar mais a atenção do grupo na aventura, com mapas e uma trama mais bem elaborada, está dando aquela vontade antiga incontrolavel de jogar rpg por horas...

    se puder entrar em contato comigo,por favor me adicione no msn, tenho algumas duvidas pra tirar, inclusive sobre sessoes de jogo aqui em São Paulo, pois não tenho grupo aqui.

    cabbidi@hotmail.com
    ou
    igorantonelli@gmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir