quarta-feira, 6 de abril de 2011

(D&D 4) Diário de Campanha – Scales of War – Aventura 5: O Templo do Meio – PARTE 2


Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.

Estamos aqui novamente dano continuidade a nossa nova campanha de Dungeons & Dragons 4E: a Scales of Wars.





AVENTURA 5: O TEMPLO DO MEIO

======SINOPSE DE O TEMPLO DO MEIO======

A extremidade oeste do Vale Elsir tem sido fortemente perturbada em tempos recentes. A ameaça das hordas orcs de além das Montanhas Morada do Rochedo, embora tenha sido forçada a recuar da Fortaleza Bordrin, ainda perdura nas mentes das pessoas. Criaturas estranhas e hostis das sombras espreitam sob cavernas e grutas. Disputas políticas crescem entre os poderosos clãs anões da cidade.
Tudo isso faz a cidade ficar particularmente vulnerável a um inimigo que ninguém viu chegar – que ninguém sequer imaginou. Este inimigo tem metas e objetivos que no final das contas estão distantes do insignificante Vale Elsir, mas o primeiro passo é a conquista absoluta de Overlook.

Um inimigo que, pelo menos em parte, já está aqui.

======OS HERÓIS======

  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (jogador Rafael);
  • Noel Rosa, humano bardo (jogador Zimmer);
  • Lúcios, humano mago (jogador Clayton);
  • Jhon, kalashtar paladino de Pelor (na verdade Amoth) (jogador Ramon);
  • Paupina, anã sacerdotisa rúnica (jogadora Bolota)
  • Cygnus X-1, forjado bélico guerreiro (jogador Delmiro)
Nível Atual do Grupo: 10

======A MISSÃO======

Algo de estranho ocorre em Overlook, os sacerdotes responsáveis pelos principais templos da cidade andam agindo de modo estranho ultimamente, o capitão da guarda Aerun parece mais preocupado em manter os heróis afastados do assunto que investigar o que está ocorrendo. Mas após investigarem por conta própria, acabam resgatando o anão Durkirk, sumo sacerdote da igreja de Moradin (o único que não estava sofrendo controle mental) que revela que toda a trama envolvia um vilão conhecido apenas como General Zithiruun.

Tal general está agora indo em direção ao Templo do Meio, uma antiga catedral de Moradin para tomar controle de um portal para o Mar Astral que lá existe para completar seu plano maligno. Cabe agora os heróis segui-lo e detê-lo.

======OS ENCONTROS======

  1. Encontro 5 – A Câmara das Portas: Ao atravessar o portal na catedral de Moradin em Overlook os PJs chegam à câmara das portas do perdido Templo do Meio, que conecta o templo a diversos outros pelo mundo. Algumas criaturas espreitam aqui, hárpias e alguns anões dilapidados rufiões (que na verdade são parentes selvagens dos gnomos). As criaturas não gostam da presença dos PJs e atacam.
  2. Encontro 6 – A Grande Catedral: Esta é a gigantesca catedral do templo, já arruinada, mais criaturas feéricas espreitam aqui: mais anões dilapidados, céleres e banshraes. A batalha parecia fácil até o momento que alguns trolls comandados por um monstruoso troll de duas cabeças, e auxiliados por uma cria vermelha arrombam uma porta e entram no combate. Agora, os 3 grupos: os feéricos, os PJs e os trolls lutam entre si. O combate foi difícil e complicado, mas a vitória foi dos PJs.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  3. Encontro 7 – O Cofre: Depois do difícil combate na catedral, os PJs se retiraram para encontrar um lugar para descansar, e acabam achando uma passagem secreta que levava ao cofre do templo, que lá guardava alguns pertences dos antigos sacerdotes. O cofre já havia sido descoberto por algumas criatura feéricas (céleres e harpias) mas estavam presas em seu interior. Elas atacam os PJs assim que eles entram, tentando jogá-los para algumas armadilhas que haviam no local.
     
     
     
  4. Encontro 8 – O Relicário: Quando os PJs atravessam a porta destruída por onde os trolls vieram, eles acabam chegando no relicário do templo, esta grande área conserva os maiores tesouros e relíquias do templo. Aqui também se encontra o portal para o Mar Astral na qual o vilão General Zithiruun deseja controlar. Os PJs avistam o vilão (apesar de não conseguirem ver seu rosto) antes deste fugir e de seus ordenados (trolls e mercenários humanos e draconatos) atacarem os PJs, os inimigos também contam com a ajuda de um gigantesco eidolon que antes guardava o relicário mas que foi controlado pelo vilão.
     
     
     
     
     
  5. Desafio de Perícias 3: Após derrotarem os mercenários do vilão, os heróis avistam uma choupana que foi construída no local. Em seu interior, encontram um anão azer que sofreu uma terrível tortura e está a beira da insanidade, os heróis passam horas tentando recuperá-lo tanto fisicamente quanto mentalmente.
  6. Cena Interpretativa: Após recuperado, o azer revela ser o zelador do templo e que havia sido torturado pelo General Zithiruun para que ele passe seu poder de controlar os portais do templo para o general. O zelador explica que ouviu todo o plano do general que queria controlar o portal para o Mar Astral que lá havia para que seu exército, que aguardava naquele plano, pudesse atacar a cidade de Overlook por dentro, enquanto um outro exército de mercenários atacasse Overlook por fora. Ele diz que os aventureiros deveriam ser rápidos, pois apesar do General Zithituun não poder mais trazer suas tropas do Mar Astral, ele ainda atacaria a cidade por fora. Os heróis deveriam avisar aos anciões de Overlook o quanto antes.
  7. Encontro 9: O Santuário Menor: Antes de saírem, o zelador pede aos heróis que recuperem um livro sagrado que foi roubado do relicário por algumas criaturas feéricas, os heróis seguem até um antigo santuário onde lá encontram Hethralga, uma bruxa uivadora que tomou o livro para si, acompanhada por alguns anões dilapidados, um banshrae e alguns ciclopes. Durante a batalha, um dos ciclopes derruba um dos pilares do santuário, que inicia um desmoronamento, os heróis devem derrotá-los rápido antes que fiquem soterrados.
     
     
     
     
     
     
  8. Cena Interpretativa: Os heróis retornam com o livro ao zelador, que agradece e pede para que eles entreguem o livro até o sumo-sacerdote Durkik em Overlook, pois este poderá ajudar durante a batalha contras as tropas do General Zithruun. Porém antes de partirem, o zelador pede que os heróis o ajudem a realizar um ritual de purificação do templo que levará algumas poucas horas. Os heróis apesar da presa o ajudam, e o zelador ele reabre o portal por onde os heróis vieram para que eles retornem a Overlook.
======MINHAS OBSERVAÇÕES======

  • Uma coisa interessante nesta parte da aventura, foi a presença de algumas criatura feéricas na qual serviram como uma dica do que virá no futuro desta campanha. Elas chegaram ao Templo do Meio atrás do livro divino chamado Icunábulo Primitivo, ordenadas por Cashlain, o Rei da Pele de Pedra, que terá uma participação importante na campanha mais tarde.
  • Um dos combates mais prazerosos para mim, foi o da Grande Catedral, pois além de ter sido um combate interessando, com 3 grupos batalhando ente si, era nele que pela primeira vez apareciam os trolls, monstrinhos que amo muito no Dungeons & Dragons.
  • O combate também na Grande Catedral também foi bastante prazeroso para os heróis, que o consideraram um dos melhores combates que enfrentaram.
  • Mas confesso também que estava preocupado para montar este combate, seu mapa era IMENSO e ocupou quase a nossa mesa inteira. Mas deu tudo certo no final
  • O combate no interior do Cofre quase foi bastante mortífero para os heróis. Além de estarem quase esgotados pelo combate na Grande Catedral, as harpias eram capazes de encantar os heróis para jogá-los contra algumas armadilhas que haviam no local. O kalashtar paladino Jhon quase foi dessa pra melhor.
  • Eu pulei um dos combates dessa parte da aventura, que seria nas Câmaras Inferiores, na qual os heróis iriam enfrentar alguns martelo animados. Eu pulei este combate por diversos motivos. Achei ele besta e sem emoção, seu mapa era difícil de editar, e eu também não havia entendido muito bem em que parte do templo essas salas se encontravam (só depois fui entender que o acesso a elas ficava abaixo de um dos andares da Grande Catedral). Porém o XP que os heróis ganhariam neste combate resolvi dar de graça aos PJs juntamente com o XP do próximo combate.
  • O combate no Relicário foi outro que poderia dar bastante trabalho, principalmente por causa do Eidolon, poderia, pois graças ao humano mago Lucius, que soube se aproveitar bem de suas magias em conjunto com o cenário, os inimigos não foram muitos felizes. Lucius conjurou sua magia Muralha Ilusória em um corredor para deixar o grupo protegido contra os ataques dos inimigos e os atraiu para perto com suas magias de encanto, quando os inimigos se aproximavam, os combatentes do grupo cuidavam de eliminá-los.
  • Graças ao combate na Grande Catedral e o combate no Relicário, o jogador Clayton com seu mago provou mais uma vez o quanto um mago no grupo faz a diferença.
  • O combate contra a bruxa uivadora e suas criaturas feéricas também achei bastante divertido, pois era mais um combate em que o próprio cenário jogava contra os jogadores (e no caso, contra os monstros também), por causa do deslizamento. O tema do combate também foi interessante: criaturas feéricas. E pela primeira vez, surgiram alguns lacaios de tamanho Grande.
  • Os lacaios no caso, eram alguns ciclopes, monstros que eu nunca cheguei a utilizar antes em toda minha vida de Mestre de D&D. Tudo bem, eles eram lacaios e caiam com um único golpe certeiro, mas outros mais fortes virão.
  • O desmoronamento do local deixou o combate mais emocionante, porém as rochas quase sempre nunca acertavam os heróis ou próximo deles. Com exceção de uma vez, que acertou o humano mago Lucius em cheio.
  • No final do combate o humano mago Lucius se arriscou atravessar a sala no meio do desmoronamento e pegar o tal livro divino que buscavam, foi uma cena hollywoodiana.
  • Os heróis bem que tiveram a idéia de tentar encontrar o General Zithruun, porém este já havia escapado do local. Na verdade, acredito que isso não ficou muito claro para os jogadores, mas por falha minha mesmo, mas o General Zithruun havia escapado por que os portais do templo haviam temporariamente se ativado por causa da insanidade na qual o Zelador estava adquirindo. O Zelador era o único capaz de ativar os portais permitindo que alguém saísse do Templo do Meio.
Até a próxima parte pessoal.

RPG.Blogs

5 comentários:

  1. Parabéns ao Dungeon Master pelo esmero e dedicação.

    PS: muito legal essas minis e mapa.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, onde vc conseguiu as mini e os mapas?

    Se der me add no msn: animeuai@hotmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Smallbill, As miniaturas eu comprei, as de papel e os mapas eu mesmo imprimi e montei.

    ResponderExcluir
  4. que massa o mapa! Parabéns mesmo! Vc baixou eles do map -a -week ? como fez para dimensionar? Vc está resolvendo um grande problema que eu teno com cenários de combate! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Mestre Küll. Eu copiei do arquivo PDF da aventura e colei ele no Paint. Então eu selecionava 8x8 quadrados com a ferramenta de seleção e jogava no Word pra dimencionar e imprimia. Depois eu selecionava mais 8x8 quadrados e assim por diante até eu ter o mapa completo. Então eu montava com durex.

    ResponderExcluir