terça-feira, 7 de junho de 2011

1º PROTOCON – Relato do Evento RPGísta e FOTOS – Parte 1

Olá jogadores e Mestres de RPG.

Nos dias 28 e 29 de maio de 2011 a cidade de Fortaleza/CE ganhou mais um evento voltado para o público RPGísta e nerd, o PROTOCON. O PROTOCON foi um evento organizado pelo grupo Projeto Proteus e ocorreu no Pirata Bar, local conhecido pelos RPGísta fortalezenses por sediar o Pirata RPG. Eu expliquei com maiores detalhes o PROTOCON nesta postagem.

Eu, como gosto de estar sempre presente nesses tipos de eventos não pude deixar de conferir a primeira edição do evento. Resolvi participar nos dois dias em que ele ocorreria, no sábado e no domingo. Vou descrever aqui no blog como foi minha experiência lá. Mas para que não fique muito grande, vou dividir a postagem e duas, uma para o sábado e outra para o domingo.

==== SÁBADO ====

Bom, sábado eu já estava animado para ir ao 1º PROTOCON, depois de uma noite ótima na calourada de história da UFC com a namorada. Parti logo cedo pela manhã, minha viagem até o local do evento, o Pirata Bar, iria levar cerca de1 hora então queria chegar logo.

Muito antes do evento começar, tive milhares de idéias de coisas que eu poderia organizar para participar efetivamente do evento. Como eu estava jogando muitos board games nos eventos de RPG anteriores eu queria dessa vez participar com RPG em vez de board games, afinal era um evento de RPG. Primeiro tentei organizar o Desafio do Medonho, uma idéia que tive utilizando o D&D 4E onde um grupo de aventureiros iria tentar vencer um encontro muito difícil criado por mim, mas por falta de personagens prontos para distribuir tive que deixar pra próxima. Depois pensei em narrar o bom e velho AD&D, depois desisti e pensei em narrar Mutantes e Malfeitores, desisti e resolvi narrar mesmo D&D 4E, mas acabei desistindo e resolvi levar board games  mesmo.

Estou começando a achar que não estou ultimamente muito a fim de organizar mesas de RPG para jogar apenas numa tarde, sou mais adepto de campanhas contínuas. Felizmente os board games conseguem ser ótimos substitutos.

Para o sábado em questão, resolvi levar o meu querido Descent: Journeys in the Dark, que já cheguei a fazer uma resenha dele aqui no blog. Apenas ele, pois ele proporciona horas de diversão e poderia durar de boa a tarde toda.

Chegando no evento, havia poucas pessoas no local, normal para o horário da manhã. As pessoas presentes em sua maioria eram de um fã clube de Harry Potter e que também marcariam presença no PROTOCON. Logo procurei pelo Levi, o organizador principal do PROTOCON, diretor do Projeto Proteus e também amigo pessoal, mas ele não se encontrara ainda, pelo fiquei sabendo, ele estava dando aula e só viria pela tarde.

Quem se encontrava no local como organizador era o Tiago, velho conhecido meu desde o tempo em que eu narrava na Gibiteca os D&D Encounters. Não havia mesas de RPG, cards e board games ainda, na verdade estavam todos reunidos aguardando o início da palestra com o João Bosco, desenhista de quadrinhos que já trabalhou para a DC, Marvel, além de outras empresas como a Wizards of the Coast e a Fantasy Flight Games. A palestra foi bem proveitosa, interessante, informativa e que não se caiu ao marasmo, o João Bosco levou alguns de seus trabalhos para que possamos ver e respondeu a perguntas do público.

As perguntas foram bem diversas, sobre diversos temas envolvendo o trabalho do cara, desde quadrinhos, filmes, storyboards até  outros trabalhos semelhantes como modelagem 3D e pasmem! Erros de continuidade dos filmes de Harry Potter, hehehe.

Outro fato que me chamou atenção nessa palestra foi a administração do organizador Tiago, que soube muito bem conduzi-la. Ele fez diversas perguntas interessantes ao João Bosco, buscava sempre voltar ao tema e ao foco da palestra quando o assunto começava a voar para outros. Meus parabéns também.

Durante a palestra também, foram chegando mais pessoas, algumas delas do grupo Macod que foi o primeiro grupo a divulgar o RPG em forma de eventos aqui em Fortaleza, e assim, após a palestra que as primeiras mesas foram se formando, na qual acredito, mas posso estar enganado, que todas elas foram de Vampiro.

Fui o único representante dos board games do sábado, então logo montei minha mesa de Descent e tratei de catar logo alguns jogadores, jogamos com 4 jogadores apenas (o jogo comporta até 5 jogadores), ficamos eu como o Overlord, e os jogadores foram o Erivas, que foi ao evento para narrar D&D 4E mas seu grupo não compareceu, o Tiago, organizador do evento e mais uma pessoa que não me vem a memória agora (foi mal cara :-D).

Foi uma das partidas mais rápidas de Descent que já joguei, acredito que durou apenas 1 hora (em Descent, o normal é passar umas 5 horas), com a minha vitória e derrota pros jogadores. Acredito que eu tenha escolhido uma missão um pouco foda para iniciantes. Havia uns monstros muito fortes logo no início. Ou não, já que eles resolveram se separar pela masmorra e isso em Descent é extremamente MORTAL, hehehe.

Já era umas 3 horas da tarde quando terminamos de jogar, não daria para começar outra partida pois o jogo exige tempo demais. Até aquele horário não havia muitas pessoas no evento, e algumas já tinham saído. No primeiro dia realmente o público foi bastante fraco mas tínhamos certeza que no domingo o público seria bem maior (e foi).

Quando terminei de arrumar o Descent na caixa (que agora demora muito, pois resolvi colocar todas as 3 expansões nela e a tampa quase não fechava) já era umas 3 e meia. Minha intenção era ficar lá até o final, mas desanimei pois haviam já poucas pessoas, além disso até seria bom, pois a noite haveria show do Matanza lá na praia, então eu poderia voltar pra casa e me preparar adequadamente.

Pois é, e foi assim meu sábado no 1º PROTOCON. Eu gostei, mas reconheci que houveram algumas falhas de organização e de divulgação (essa última não vi quase nenhuma). Muitas das atrações e apoiadores divulgados no cartaz não aconteceram ou compareceram. Mas acredito com certeza que tais falhas serão resolvidas para o próximo evento no próximo ano.

Ainda esta semana voltarei para descrever como foi o dia 29 (domingo) do PROTOCON, que aliás foi bem melhor.

Até a próxima pessoal. Fiquem agora com algumas fotos do sábado.

Momentos antes da palestra com o João Bosco

Primeiros a chegarem no evento

Pessoal do fã clube de Harry Potter devidamente caracterizados

Cosplay mirim de Harry Potter

Algumas das obras do João Bosco

Mestre Erivas conferindo algumas ilustrações do João Bosco

Tiago, organizador do PROTOCON

Palestra com o João Bosco

Uma das diverssas mesas de Vampiro que marcaram o sábado

Malkavian!

Mais uma mesa de Vampiro

Tiago conversando com algumas pessoas que vieram conferir o evento

Outra mesa de Vampiro

Preparando a minha mesa de Descent: Jouneys in the Dark

Momento de tensão na partida de Descent, os heróis começam a ficar cercados de monstros

Finalmente chega o Levi, diretor do Projeto Proteus que organizou o PROTOCON

Pessoal do Fã clube de Harry Potter conversando
RPG.Blogs


Nenhum comentário:

Postar um comentário