quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pathfinder RPG


Pegando um pouco do conceito da postagem de ontem, eis que lhes apresento o Pathfinder.


Com a chegada da 4ª Edição o antigo 3.5 ficou abandonado para sempre pela sua editora, a Wizards of the Coast, e assim, muitos de seus fãs também foram abandonados. Mas se você achava falho parte da mecânica da 3.5 e você não gostaria de aderir a 4ª Edição, pode poderia dar uma olhada no Pathfinder, jogo que aliás recebeu o apelido de D&D 3.75.


O que é o Pathfinder na realidade??? Com a chegada da 4ª Edição, muitas editoras ainda resolveram investir no Sistema D20 a partir de sua licença aberta, a OGL (Open game Licence), que permite qualquer um pegar as regras do D&D e publicar seus próprios produtos com elas. Muitas editoras já lançaram diversos produtos diferentes com o selo D20, mas uma dessas editoras deve ter um destaque especial.


Essa editora é a Paizo, editora que lançava as antigas Dragon Magazine e Dungeon Magazine, as revistas oficiais do D&D, resolveu criar um novo jogo para substituir o D&D 3.5, este jogo seria o Pathfinder. Mas por que justamente esse tal de Pathfinder se destaca??? Isso se deve ao fato que de seus desenvolvedores não são nada mais nada menos que alguns autores de títulos do D&D 3.5, como Jason Bulmahn (Dungeonscape), James Jacobs (Dungeon Master Guide 2, Fiend Folio), Mike McArtor (Spell Compendium), Erik Mona (Fiendish Codex I: Hordes of the Abyss, Fiend Folio), além de ter como consultor de design o próprio Monte Cook (Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros).


O Pathfinder ainda não foi lançado oficialmente, porém ele já surpreendeu muita gente com o lançamento Alpha e Beta (este último que aliás, possui mais de 400 páginas) que foram disponibilizados gratuitamente para download para servirem de Playtests antes do seu lançamento oficial em agosto desse ano. O Pathfinder é o maior jogo em Playtest do mundo. E, apesar do jogo ainda não ter sido lançado oficialmente, já foram lançados diversos suplementos como aventuras e cenários, muitos desse conteúdo já chegou até mesmo a serem premiados.


Mas qual a diferença entre o Pathfinder e o D&D 3.5??? A proposta do jogo é torná-lo mais atraente em comparação a 3.5, exemplo mais claro disso ficou nas classes do jogo, todas estão muito mais optimizadas, com aumentos em seus dados de vida, todas as classes agora parecem ser mais atraentes de se tê-las desde o 1º nível até o 20º, coisa que não acontecia muito na 3.5 onde muitos já tratavam de adquirir uma classe de prestígio. Muitas classes foram alteradas mecanicamente, o Paladino está mais atraente, o Feitiçeiro deve escolher agora a origem de seu poder arcano (fada, aberração, demoníaco, dragão...), o guerreiro pode se concentrar em um grupo especial de armas para ter uma maior eficácia com elas, o ladino ganhou diversos truques e por aí vai.


As perícias ganharam um tratamento especial também, muitas foram condensadas em apenas uma, como por exemplo as perícias Acrobacias, Equilíbrio e Saltar que foram unidas em uma única perícia chamada Acrobatics, as perícias Procurar, Ouvir e Observar foram unidas em apenas uma perícia chamada Percepção por exemplo. Ainda temos a exclusão da perícia Usar Cordas e a inclusão da perícia Vôo.


Muitas outras magias que antes eram fontes de combos e apelações na 3.5 foram modificadas, entre elas a polêmica Alterar Forma, que foi modificada para evitar tais problemas. Além disso, foi melhorada uma regra que antes dava muita dor de cabeça aos Mestres e jogadores de D&D, a regra de Agarrar. Que ficou muito mais simples e fácil de executá-la.


Mas nem tudo são flores nesse Pathfinder. Apesar de muitos a primeira vista virem este jogo como uma evolução do D&D 3.5, ele não evoluiu tanto assim, na verdade ele apesar de consertar algumas coisas ainda deixa muita coisa que é motivo de desequilíbrio intacta, ou pelo contrário, deixam ainda mais forte, como a classe mago por exemplo. E por falar em classes muitas delas foram totalmente melhoradas, deixando-as fortes demais, principalmente com o aumento do DV de cada uma. Além disso, muita coisa que não precisava de alterações também foram mexidas. Mas este último é o que eu ouvi falar, não me vem a mente nenhum exemplo no momento.


Caso você tenha se interessado por este jogo, ou até mesmo se não, dê uma olhada por si e veja as mudanças. Você pode fazer o download GRATUITO da versão Beta do Pathfinder (que possui mais de 400 páginas) no link abaixo:


PATHFINDER: http://paizo.com/pathfinderRPG


Não me recordo bem mas talvez você precise fazer uma cadastro no site para fazer o download. E opa!!! Se você não entende nada de inglês então não perca a postagem de amanhã, que também será sobre o Pathfinder.


O Pathfinder RPG sairá oficialmente em agosto desse ano, em capa dura e contendo mais de 500 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário