quinta-feira, 18 de junho de 2009

(D&D 4) Primeiro Preview do Manual dos Monstros


Olá Mestres e jogadores de Dungeons & Dragons.


Ontem pela noite (ou a tarde, não sei) a Devir Livraria colocou o preview em seu site do próximo lançamento em português do Dungeons & Dragons 4ª Edição, o livro no caso trata-se do Manual dos Monstros. Sim, o livro virá antes do Dungeon Master Guide e quebrando uma tradução que começou no AD&D os livros terão seus nomes traduzidos de modo semelhante ao original. Então em vez de termos o Livro do Jogador, o Livro do Mestre e o Livro dos Monstros; agora teremos o Livro do Jogador, o Manual dos Monstros e o Guia do Mestre.


Mas do que trata-se esse preview da Devir, bem ela trás um dos primeiros monstros do livro, os Azeres (plural estranho não?), anões infundidos com fogo que costumam servir aos gigantes ou aos titãs do fogo, seja por obediência ou devoção. No preview somos apresentados aos 6 tipos diferentes de azeres que os jogadores poderão vir a enfrentar: o Azer Combatente (lacaio de nível 17), o Azer Soldado de Infantaria (soldado de nível 14), o Azer Enraivecido (Bruto de nível 15), o Azer Capataz (Controlador de nível 17 [Líder]) e finalmente o Azer Senhor das Feras (Soldado de Nível 17 [Líder]).


Para aqueles não acostumados com a 4ª Edição mas que conhecem a Edição 3.5 pode estranhar o aumento absurdo de nível sofrido pelos azeres (na 3.5 um azer era de Nível de Desafio 2), muitos monstros foram modificados nessa 4ª Edição, alguns ficaram mais (ou muito mais) fortes e outros sofreram pequenas alterações em sua ecologia ou história.


E uma curiosidade. Como já é costume da Devir trazer os nomes mais bizarros e estranhos para suas traduções, olhando pelo preview dos azeres já podemos saber como foi traduzido o Hell Hound, o antigo Cão Infernal da 3.5, agora essa criaturinha será conhecida como Sabujo Infernal (!!!???).


Por fim, por este preview podemos ver que a diagramação das fichas das criaturas ficou um pouco bizarrar, dá a impressão que as letras irão quase pular pra fora da tabela da ficha, outro ponto falho é que a Devir parece que atrasou novamente este lançamento, na qual foi prometido para este mês mas agora será lançado apenas no próximo, em Julho. Bom, pelo menos esperaremos que dessa vez a promessa seja cumprida. Mas até lá, parece que outros previews serão lançados, 5 para ser exato, completando um total de 6 previews.


Este segundo lançamento vai definir muito mais como será a aceitação do público brasileiro com a 4ª Edição, que como eu disse anteriormente, parece está bastante dividido. Mas parece que talvez a situação se complique devido a alta censura que o livro sofreu: Inapropriado Para Menores de 18 Anos – Contém: Assassinato, descrição do ato Violento, Glamurização da violência e Crueldade.


Confira o preview aqui: http://www.devir.com.br/dnd/basico_monstros.php#prev



Nenhum comentário:

Postar um comentário