terça-feira, 24 de novembro de 2009

(D&D 4) Diário de Campanha – Crônicas de Forgotten Realms - 3a Aventura - Mistério em Gondrian - 3a e 4a Sessões


INTRODUÇÃO


1ª AVENTURA: EM BUSCA DO GAROTO PERDIDO

1ª sessão2ª sessão


2ª AVENTURA: O ENCLAVE DA TRAGÉDIA

1ª sessão2ª e 3ª sessões


3ª AVENTURA: MISTÉRIO EM GONDRIAN

1ª sessão2ª sessão


DATA ATUAL DA CAMPANHA

Dia 02 do mês de Marpenoth do ano de 1479 CV, Festival da Colheita


A MISSÃO


Após o conflito ocorrido no Enclave Draconato, os heróis são convencidos pelo draconato bardo Balanar a viajarem até a cidade de Gondrian para aproveitarem um feriado mundial conhecido como o Festival da Colheita. Porém a cidade sofre com um problema de desaparecimentos locais que logo põe os aventureiros no caminho de desvendá-los.


O GRUPO



A 3ª e 4ª SESSÕES


Histórico do Novo Personagem: O elfo negro (também chamado de drow) Klaus Gargamel Yondarin Gabiane Kashmiro Renoir III (por motivos de espaço, a partir de agora o chamaremos apenas de Klaus) era um drow ousado porém não muito esperto, cometia uns pequeno crimes aqui e ali. Após ver seu irmão mais velho ser morto por uma armação em uma arena secreta de lutas até a morte, Klaus desejou vingança contra os autores do ato: os Ladrões das Sombras. Com ajuda de um misterioso homem chamado Tal Lorvas, o drow Klaus conseguiu se infiltrar na organização dos ladrões das sombras apenas esperando o momento certo para sua vingança.


Encontro 1: Após o confronto contra os últimos goblins residentes naquela torre antiga, os heróis lamentaram a perda de seu líder, o draconato bardo Balanar Escamas de Platina. E quando finalmente estavam descedo para retornar à Gondrian os heróis percebem que novamente não estavam mais sozinhos. Um grupo composto por alguns bandidos, entre eles dois magos e dois forjados bélicos, sendo comandados por uma bela meio-elfa haviam invadido a torre, entre eles estava o drow Klaus infiltrado. Pelo o que puderam ouvir, os bandidos chegaram na torre para buscar as criaturas selvagens capturados pelos goblins, mas encontraram toda a torre massacrada. Ao perceberem a presença dos heróis os bandidos atacam em uma violenta batalha. Nesse instante, o drow Klaus se volta contra seus “aliados” revelando-se um traidor.


Trama (Parte 1): Após vencido o combate com poucas preocupações, o grupo acua o drow e exige explicações, quem ele era, o que estava fazendo ali e por que ele atacou seus “aliados”. O drow Klaus explica sua história além de explicar toda a história por trás dos desaparecimentos em Gondrian. Pelo o que o drow informou, uma organização denominada os Ladrões das Sombras, bastantes atuantes no reino de Amn, organizava ilegais combates até a morte em algum ponto afastado de Gondrian e as pessoas desaparecidas em questão eram as vítimas que lá se inscreviam na esperança de ficarem ricos rapidamente. O drow também revela uma importante informação para os heróis, o organizador líder dos combates era o gnomo Merrick Andarilho da Névoa. O mesmo gnomo que barrou a entrada dos heróis no Festival da Colheita.


Trama (Parte 2): Agora aliados ao drow Klaus, grupo decide então acabar com a situação de uma vez por todas, além de se vingarem do gnomo Merrick. O drow ladino Klaus fornece a localização e o horário do próximo combate organizado pelos Ladrões das Sombras, seria em um bosque há poucos quilômetros de Gonrian, na verdade um antigo jardim de um castelo que hoje jáz em ruínas. Sabendo desta informação os heróis aguardam o anoitecer e partem para a tal ruína. Lá chegando, encontram diversas pessoas, a maioria más intencionadas apenas esperando para ver algum pobre coitado morrer devido aos combates. Lá os heróis encontram o vilão Merrick Andarilho da Névoa conversando com uma das gladiadoras, ele não se encontrava só, o acompanhando estavam dois minotauros enormes, provavelmente seguranças. Não podendo agir devido ao grande número de pessoas, os heróis presenciam dois combates antes que oficiais da lei de Gondrian disfarçados entre a multidão se revelarem e anunciarem a prisão de todos. Em meio ao tumulto e a correria, os heróis tentam seguir Merrick que junto com seus dois guardas-costas minotauros fogem para dentro das ruínas do antigo castelo que enfeitava o cenário naquele bosque tomado pelo tempo.


Encontro 2: Seguindo o gnomo e os minotauros, os heróis os perdem de vista devido aos corredores labirínticos daquele castelo, porém encontram um buraco no chão com uma corda, lá embaixo ouvem a voz do gnomo Merrick alertando-os para desistirem se não encontrariam a morte. Ignorando os alertas os heróis descem a corda um por um até de encontrarem em uma câmara fedorenta que parecia ser o antigo calabouço daquele castelo. Ao ligarem um bastão solar, os heróis avistam Merrick ativando uma alavanca que abre as grades das celas e ao mesmo tempo ativando uma grade para separá-lo do grupo, isso antes de fugir. Antes mesmo que possam fazer algo a respeito, três enormes corpos apodrecidos de zumbis brutamontes saem das celas com o objetivo de confrontar os heróis.



Encontro 3: Após um duelo cheio de surpresas contra os zumbis brutamontes, os heróis conseguem puxar a alavanca liberando assim a grade que os mantinham presos no calabouço. Ao prosseguirem, os heróis chegam até em uma caverna subterrânea muito abaixo da superfície onde se encontrava o castelo. Nessa caverna havia um lindo bosque com uma vegetação bastante rara cuja muitas de suas plantas eram desconhecidas até mesmo pelo feral druida Storm. Nesse bosque, os aventureiros travam a batalha final contra o gnomo Merrick e seus dois minotauros. Foi uma batalha duradoura onde o próprio terreno era encantado. Porém no final, mesmo com o goliath guerreiro Aukan à beira da morte, o grupo conseguiu eliminar Merrick, líder dos Ladrões das Sombras atuantes em Gondrian, assim, o drow Klaus conseguiu sua vingança e os heróis conseguiram eliminar a ameaça dos Ladrões das Sombras que tentava penetrar em Gondrian.


MINHAS OBSERVAÇÕES


  • No Encontro 1eu finalmente utilizei algo que eu sempre quis utilizar em D&D 4E, os forjados bélicos como inimigos. No caso eles surpreenderam os jogadores (que não são tão acostumados com Eberron) por serem algo tão estranhos e fascinantes. Quanto ao combate os humanos bandidos que eu coloquei não foram muito eficientes contra o goliath guerreiro Aukan, como os heróis primeiro focaram sua atenção na meio-elfa (que eu tirei do Monster Manual 2) ela caiu rapidamente, mas ainda assim conseguiu realizar algumas de suas proezas. Os magos foram um pouco preocupantes para os jogadores uma vez que eles podiam atingir diversos alvos, os forjados bélicos foram bem o que eu esperava e conseguiram me satizfazer, um deles até tentou correr atrás do feral druida (geralmente o que ficava mais atrás), fazendo com que este corra desesperados para não ser morto.
  • A união do grupo com o novo personagem se deu tranqüila. Originalmente eu planejava fazer com que os jogadores descobrissem toda a trama por trás dos desaparecimentos em Gondrian após serem procurados por alguns homens-ratos (explicando assim a presença de alguns deles no começo da aventura), porém não foi necessário, a entrada do drow mudou meus planos o que ficou até melhor, uma vez que a história dele se encaixou perfeitamente com a aventura.
  • Mesmo assim, a entrada do drow ladino Klaus mudou toda a estrutura do grupo, agora eles eram 3 agressores, 1 defensor (meia-boca de acordo com o restante do grupo) e 1 controlador. Ou seja, nenhum líder pra curar, era um grupo que batia muito mas que morria fácil.
  • Com a morte do draconato bardo Balanar, o plano do goliath guerreiro Aukan de fazê-lo saber da carta que ele recebeu em segredo fosse para o espaço, assim, uma outra trilha do curso da história não pode ser seguida, que seria fazer com que o goliath participasse das batalhas na arena dos Ladrões das Sombras.
  • Fiquei feliz ao saber que os jogadores se lembravam do gnomo que os impediu de entrar no Festival da Colheita, e fiquei mais feliz ao saber que os próprios jogadores tinham raiva do gnomo, o que fez com que tentar matá-lo fosse mais divertido.
  • O Encontro 2, foi bastante interessante, primeiro porque ocorreu da sessão 3 para a 4 dessa aventura e assim os jogadores ficaram bastantes curiosos ao saber se aqueles zumbis brutamontes eram fortes ou não. Sim, eles eram fortes, causavam muito dano e isso assustou o grupo, porém a surpresa maior deles foi descobrir que eles zumbis se levantavam novamente após serem mortos.
  • Eu mudei um pouco o Encontro 3, originalmente ele era para ocorrer em umas das torres do castelo, porém mudá-lo para aquele bosque o tornou mais prático e eu pude utilizar ao máximo as habilidades do gnomo Merrick. O que ocorreu foi que o livro Dungeon Master´s Guide 2 foi lançado e nele encontrei um tipo de terreno bastante interessante e quis utilizá-lo, tratava-se de um terreno feérico. Nesse terreno, todos dentro dele poderiam teleportar até 5 quadrados como uma ação mínima, isso tornou o combate totalmente tático.
  • Ainda no Encontro 3 eu aprendi uma importante lição: monstros espreitadores como vilões finais são UM SACO. Apesar dos dois minotauros terem sido derrotados, o gnomo Merrick (que era de elite), ficava escondido em algumas moitas no local disparando com sua besta, além disso ele podia se teleportar de uma moita para a outra por causa do terreno feérico. Isso simplesmente fez aquele combate vira uma espécie de pique-esconde, onde o grupo gastou mais tempo tentando encontrar o gnomo do que combatê-lo. Esse combate realmente ficou monótono e me desanimou.
  • Por fim não devo encerrar o relato dessa aventura sem descrever o incrível ato que ocorreu com o nosso goliath guerreiro Aukan. O que aconteceu foi que o goliath tombou, e com isso começou a realizar seus testes de morte para não morrer. Porém o destino queria porque queria deixá-lo morrer. O goliath simplesmente ficou 5 RODADAS inteiras com TRÊS caras ao seu lado tentando obter sucesso em um teste de Socorro (CD 15) para estabilizá-lo. Porém emsmo com um deles (o feral druida) com Socorro +7, o goliath guerreiro conseguiu acumular 3 falhas no teste de morte e faleceu. Porém graças ao único “continue” que cada personagem da minha campanha têm, ele voltou à vida.


Por enquanto é só, até o próximo diário da minha campanha Crônicas de Forgotten Realms, dessa vez com a ÚLTIMA aventura dessa campanha: As Areias de Calim.


RPG.Blogs

Um comentário:

  1. essas sua aventuras me inspiraram a jogar com aventuras criadas e naum pegar prontas...

    ResponderExcluir