terça-feira, 17 de novembro de 2009

(D&D 4) Erratas Oficiais de D&D 4 de Novembro

Olá Mestres e Jogadores de Dungeons & Dragons 4ª Edição.


O D&D 4ª Edição, lançado oficialmente ano passado, possui uma grande preocupação de seus criadores com o equilíbrio do jogo. Apesar de inicialmente o jogo estar estruturado da forma mais equilibrada possível, algumas regrinhas acabam passando dos limites e se tornam um pouco mais fortes do que deveriam.


Com base nisso, o D&D 4ª Edição está em constante evolução. Apesar de alguns poderes nos livros estarem meio desequilibrados ou apenas escritos de modo que se dê para interpretar de modo errôneo, os autores liberam no site oficial da Wizards erratas contendo alterações nas regras para um maior equilíbrio de tempos em tempos.


E justamente hoje, dia 17/11/2009, a Wizards lança mais um Errata para o D&D 4ª Edição.


E que errata! O arquivo contém nada mais nada menos que 58 páginas contendo alterações nas regras visando o equilíbrio. Neste novo arquivo de correções podemos encontrar tanto novas erratas quanto erratas antigas, todas reunidas nestas 58 páginas. Podemos encontrar correções para os livros: Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide, Monster Manual, Adventurer’s Vault, Forgotten Realms Player’s Guide, Draconomicon: Chromatic Dragons, Manual of the Planes, Martial Power, Open Grave, Player’s Handbook 2, Arcane Power, Monster Manual 2, Eberron Player’s Guide, Divine Power e Power Cards (que basicamente não é um livro).


Para adquirir o arquivo de Erratas, clique neste link: http://uploaddearquivos.com.br/download/Errata-de-DD-4E-Novembro.pdf


Vamos comentar livro por livro, porém apenas as novas atualizações (o arquivo trás as antigas também):


PLAYER´S HANDBOOK


Começamos com alterações nos poderes de algumas trilhas exemplares e também com alterações em alguns poderes das classes básicas, entre elas o patrulheiro e o senhor da guerra, porém essas correções são para os níveis mais altos. O arquimago teve uma pequena alteração visando não ter interpretações erradas da regra e uma correção em um item mágico, o Rod of Reaving.


DUNGEON MASTER GUIDE


As correções vieram em sua maior parte para as armadilhas apresentadas no livro e uma pequena alteração no texto quanto a dificuldade dos encontros.


MONSTER MANUAL


Temos uma pequena correção na ação de sustentação dos poderes, agora os monstros podem sustentar até o final do seu próximo turno em vez do início do próximo turno. Temos também VÁRIAS correções em alguns poderes de monstros, entre eles temos correções nos monstros: ciclope tecelão da batalha, o enxame de dragonetes dentes-de-agulha (esse monstrim era meio apelão mesmo), o ifrite pirolirista, na medusa mortalha de zehir, na naga de ossos, no escorpião garra elétrica e no aguilhoador infernal, no shadar-kai guerreiro de corrente e no Yuan ti abominação.


FORGOTTEN REALMS CAMPAIGN GUIDE


Não houveram novas atualizações.


DUNGEON MASTER´S SCREEN


Não houveram novas atualizações.


ADVENTURE´S VAULT


A principal mudança aqui é sobre as armas duplas, uma nova tabela as resume além de novas regras. Diversos (muitos) itens também foram modificados, inclusive a famosa Bloodclaw Weapow.


FORGOTTEN REALMS PLAYER´S GUIDE


Temos aqui uma pequena alteração no texto da habilidade Swordmage Warding da classe Swordmage. Diversas correções em alguns poderes do Swordmage também, as principais mudanças foram a substituição do “[W]” pelo “d8” no dano de alguns poderes de ataque, já que estes eram baseados em implementos e não deveriam ter dano [W]. Também temos pequenas alterações nos poderes das trilhas exemplares do Swordmage.


DRACONOMICON: CHROMATIC DRAGONS


As principais mudanças aqui foram apenas nos poderes de algumas criaturas do livro: Wrack Abishai, e dos dragões Ashardalon e Rime.


MARTIAL POWER


Correções em alguns poderes de guerreiro e ranger além de correções em algumas habilidades de algumas trilhas exemplares. Há também uma correção no talento Reckless Attacker.


MANUAL OF THE PLANES


Apenas duas correções, uma em um poder na trilha exemplar Malec-Keth e também no item mágico Rod of Time Distorcion.


OPEN GRAVE


Três pequenas correções: uma no item mágico Jet Black Ion Stone, nas defesas do monstro Crawling Gauntlet e em uma habilidade do monstro Paralith.


PLAYER´S HANDBOOK 2


Aqui as coisas começam a ficar interessantes. Temos alterações principalmente no Vingador e no Bárbaro, no primeiro sua habilidade Armor of Faith, o poder diário Rage Strike do bárbaro foi modificado (porém irá alterar apenas entre os níveis 19 a 25), uma pequena (mas importante) alteração nos poderes sem limites de bárbaro Devasting Strike, Howling Striker e Recuperating Strike além de diversos outros poderes por encontro. Também temos algumas modificações em alguns poderes do druida, do invocador, guardião, xamã. Alguns poucos talentos também tiveram alterações.


ARCANE POWER


Temos correções importantes em alguns poucos poderes dos Feiticeiros, dos Swordmages, dos Bruxos e dos Magos. Alterações também num dos meus poderes favoritos do mago o Storm Pillar, poder sem limite de dano automático rules!!! (ainda bem que mantiveram o dano automático). Correções também em alguns talentos e também no familiar Book Imp e Spider.


MONSTER MANUAL 2


Basicamente alterações nos poderes de alguns monstros: no Angel of Light, Behir, Behir Stormsteed, Drakkoths, Eladrin Arcane Archer, Wereboar, Slaughterstone Slicer e no Herald of Hadar


EBERRON PLAYER´S GUIDE


Uma pequeno correção totalmente anti-apelo na característica de classe Brutal Enchantment. E assim como aconteceu no Adventure´s Valt, as regras das armas duplas foram revisadas.


DIVINE POWER


A única alteração ocorreu no talento de multiclasse de avenger: Hero of Faith.


POWER CARDS


Alterações nos poderes das cartas Eldritch Strike, Chilling Cloud e Barkskin.


Por enquanto é só pessoal.


RPG.Blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário