segunda-feira, 10 de agosto de 2009

(D&D 4 e 3.5) Minhas Miniaturas de Papel Para Download





Olá Mestres e Jogadores de D&D 4ª Edição. Principalmente os Mestres.


A nova edição do Dungeons & Dragons possui os combates mais dinâmicos e estratégicos como nenhum jogo de RPG jamais viu, por esse motivo a 4E também é mais dependente de um mapa de batalha (ou GRID, como também é conhecido) e de miniaturas.


A utilização (ou a dependência) das miniaturas no jogo é um dos principais argumentos dos “D&D 4E Haters”, discussões entre a infinita guerra das edições, é verdade que nesta nova edição a utilização de um mapa de combate e de miniaturas é maior, porém sempre devemos lembrar de uma coisa, miniaturas não são nada mais nada menos do que apenas marcadores, sim, marcadores, você poderia pegar uma borracha e imaginar que aquilo é um anão fedorento (para uns não exige muito esforço alias). Você poderia pegar aquele estojo e fingir que é um dragão negro, um pendrive e fingir que é um cavalo e por aí vai. A utilização desses marcadores possui apenas um propósito: mostrar em que parte do mapa seu personagem se encontro.


Tendo uma vista ampla do cenário na forma de miniaturas traz mais estratégia ao jogo, “se eu usar tal manobra eu posso trazer esse aliado mais para perto de mim”, “se eu soltar a bola de fogo aqui eu poderei pegar esses inimigos enquanto mantenho salvo meus aliados” e por aí vai, as miniaturas deixam o jogo mais estratégico.


Eu sempre gostei de narrar meus jogos de D&D 4E da forma mais visualmente atrativa possível, ainda não cheguei onde eu queria (aliás, se eu conseguir chegar à ISSO, eu já estarei satisfeito). Em relação aos cenários, e eu ainda não possuo meu emprego para ganhar dinheiro e investir um pouco dele em miniaturas, então, eu tento burlar todos esses aspectos no velho e clássico “Do It Yourself” o “Faça Você Mesmo”. Até agora nas miniaturas eu obtive um sucesso, seguindo o tradicional RPG Quest da Editora Daemon eu resolvi criar miniaturas dos personagens e dos monstros de papel, utilizando imagens dos mesmos obtidas na internet e criando-as no Paint (isso mesmo meu amigo, no PAINT).


Para vocês Mestre de D&D que eu estou escrevendo esta postagem, eu queria compartilhar com vocês algumas das miniaturas que eu fiz, são 5 arquivos contendo monstros variados do D&D. Eu particularmente gosto de imprimir numa gráfica (pago cerca de R$ 2,15 por cada folha mas isso é opção minha), você pode imprimir essas miniaturas em papel grosso (ou imprimir e colar elas em outro papel para torná-las mais firmes).


Enfim, divirtam-se (clique nos nomes para baixar os arquivos).


Miniaturas 1: Heróis, um crocodilo e kobolds.

Miniaturas 2: Heróis e sahuagins

Miniaturas 3: Elfos, tubarões, kukriths, constritores e um sahuagin barão

Miniaturas 4: Sapos gigantes, stirges, heróis e bullywugs

Miniaturas 5: Goblins, hobgoblins, vinhas carnívoras e um ogro.




3 comentários:

  1. maneiro isso. Ainda mais q agora to planejando uma aventura no pântano.
    As miniaturas de heroquest dão conta do serviço, mas fica chato ter q lembrar q o esqueleto é na verdade uma formiga gigante

    ResponderExcluir