segunda-feira, 22 de março de 2010

(D&D 4) Diário do 1o Dia Mundial de D&D de 2010 - Com FOTOS e VÍDEOS

Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.

Sábado passado, dia 20/03/2010 aconteceu aqui em Fortaleza/CE (e também em diversas outras cidades do Brasil e do mundo) o primeiro D&D Game Day de 2010. Na ocasião, o evento comemorava o lançamento do livro Player´s Handbook 3.


Eu, como fã de carteirinha de D&D não poderia ficar de fora, então, colocando meus livros e dados na mochila parti para o local do evento, que no caso seria no mesmo local onde ocorreu os eventos anteriores do D&D Game Day, a biblioteca púbica Menezes Pimentel no espaço cultural Dragão do Mar.


Diferente das outras vezes em que participei do D&D Game Day aqui na cidade. Dessa vez vim munido com minha câmera, para aproveitar e bater diversas fotos e vídeos do evento (que se encontram no final desta postagem).


Meu objetivo era chegar logo pelo meio dia, porém tive medo que ocorresse o mesmo que ocorreu quando eu participei do evento Weekend In Realms: cheguei lá muito cedo e não havia ninguém, além do mais, nos outros D&D Game Days na qual participei, o pessoal começava a chegar por volta das 2 ou 3 horas da tarde. Porém para a minha agradável surpresa ao chegar foi ver que já havia gente no local jogando.


Nesse evento, seria narrado a aventura Sob a Torre Solitária, aventura para 4 a 6 personagens de 6º nível. Nela, como sempre, estariam disponíveis alguns personagens prontos. Eu tive a chance de dar uma conferida nesses personagens e como sempre, não gostei. Nada pessoal mas eu simplesmente prefiro criar meus próprios personagens, e assim o fiz.


Em casa montei um Humano Psion de 6º nível, baseado no Psion que eu jogo em uma campanha. Na verdade eu queria jogar com o meu Forjado Bélico Guardião, mas como o evento era voltado para o Player´s Handbook 3 acabei montando um Psion mesmo. Imprimi ele bonitinho e levei pro evento.


Chegando lá encontrei com o meu Mestre, o Levy, da equipe do Projeto Proteus, uma equipe que busca realizar eventos aqui na cidade com temas voltados para o mundo nerd em geral (e na qual agora tb já faço parte) . Infelizmente quando eu cheguei, o Mestre já havia iniciado a aventura e já tinham realizado o 1º combate do jogo. Ao sentar à mesa conheci meus companheiros de aventura, basicamente quase todos eram iniciantes em D&D 4, na qual tive o prazer de conhecer. Apresentei ao Mestre Levi meu personagem e adquiri a licença para jogar com ele.


A aventura continuou e nossos personagens estavam presos em uma caverna sem saber como chegaram lá, ao prosseguir nosso caminho encontramos uma dragoa branca presa na parede por uma espécie de gelo sobrenatural. Tinhamos duas maneiras de resolver esse problema, tentar retirar a dragoa utilizando nossos esforços (um desafio de perícias) ou simplesmente combater a dragoa.


Comos nossos personagens estavam meio espantados pela presença da dragoa, resolvê-los tentar ajudá-la a sair daquele gelo estranho. Realizamos alguns testes. Porém, nossa githzerai monja havia se cansado dessa dragoa e resolveu atacá-la no último momento, meu personagem também atacou pois já achava que a merda já havia sido feita. Já os jogadores iniciantes ficaram com receio e não a atacaram.


Bom, nesse caso nosso Mestre resolveu fazer com que a dragoa não nos atacasse. Utilizando seus poderes de Mestre este o fez a dragoa desferir seu sopro congelante na qual imobilizou tanto meu Psion quanto a Monja. A dragoa nos abocanhou fazendo com que desmaiássemos e disse que resolveu deixar que nós passemos sem antes darem um tributo à ela, no caso, um item mágico de cada um. E assim os restante do grupo o fez, pegando nossos corpos depois e levando para a sala seguinte.


Após esse momento, fizemos uma pausa pois já estávamos passando da uma hora da tarde e ainda uma parte do pessoal não havia almoçado. Então saímos de lá e fomos comer algo e beber umas cervas num barzinho em frente ao local. Lá no barzinho conversarmos sobre o RPG em geral, falamos de D&D, Vampiro, GURPS. Também aproveitei para conversar com o Levi e tirar umas dúvidas sobre o D&D Encouters na qual estamos pensando em narrar aqui em Fortaleza.


Nossa pausa durou até as 3 horas da tarde que foi a hora que voltamos para o evento. Continuando nossa aventura dessa vez dos deparamos com uma espécie de vórtice caótico, com o conhecimento psiônico de meu personagem pude constatar que esse vórtice era uma espécie de “portal” na qual deveríamos atravessar para o outro lado.


Ao entrarmos no vórtice nos deparamos com o mais extenso desafio de perícia que realizamos (pelo menos que eu já joguei). Nesse desafio de perícias, nosso objetivo é tentar atravessá-lo testando nossos corpos mente e espíritos, tudo isso sem ficar louco no processo. Esse desafio de perícias se estendeu pelo simples motivo que os iniciantes que ali se encontravam jogando com a gente não sabiam muito o que fazer e algumas situações com seus personagens, muitos deles começaram a literalmente rezar para seus deuses para sair dali. Acabou acontecendo que os jogadores ficaram com um nó na cabeça e quem sabe até um pouco frustrados por não saber o que fazer. Meu personagem por outro lado teve uma verdadeira onde se sorte e cagadas durante esse desafio, conseguindo até mesmo passar em um incrível teste de Arcanismo –10 para expulsar umas criaturas sombrias que começaram a cercá-lo. Sempre que chegava na minha vez era um show a parte, fui o primeiro a completar o desafio.

Após todos conseguirem sair daquela onde de caos que LITERALEMNTE enlouqueceu não apenas os personagens mas também os próprios jogadores novatos podíamos finalmente prosseguir com a aventura.


Nessa parte, já estava quase escurecendo lá fora, e nosso tempo estava se esgotando, como eu já havia visto a aventura previamente (apesar de não a ter lido) sabia que enfrentaríamos mais 2 combates pela frente, um deles contra gricks e outro final contra os grandes vilões dessa história, os corrompidos. Porém quase certo que visto que nosso tempo estava curto o Mestre ignorou o penúltimo encontro e mudou totalmente o último.


Em vez de enfrentarmos os corrompidos, a turbulência caótica nos levou de volta até o covil da dragoa branca, lá ele nos revela que ela havia feito um pacto com as forças do reino Distante e que esse turbilhão da loucura na qual acabamos de passar na verdade se tratava de um teste que ela estava realizando, e que nós fomos os únicos que saíram com vida. Por isso, agora seríamos seus novos discípulos, queira nós ou não.


Meu personagem, juntamente com a githzerai monja já estávamos mais do que cansados dessa dragoa (ainda mais ela nos havia roubado um item mágico de cada), então resolvemos acertar nossas contas de uma vez por todas, e finalmente dessa vez, nossos amigos, que antes não quiseram combater a dragoa, nos ajudaram no combate. Porém a dragoa era muito forte para nós (nosso Mestre a modificou um pouco) e no final acabamos todos sendo derrotados, um nTPK, uma morte total do grupo. Hehehe


E assim acabou-se nossa sessão naquele dia.


No fim posso disser que, mesmo não jogando a aventura original do evento, mas sim ela modificada pelo Mestre, eu me diverti, felizmente apesar da frustração dos iniciantes na hora do desafio de perícias do vórtice de loucura, eles revelaram que gostaram também da aventura e se divertiram. Fora isso, nossa mesa foi a última a terminar a aventura, e o local continuava cheio de gente, porém jogando outras coisas como por exemplo suas próprias campanhas de D&D 4.


No final arrumei minhas coisas satisfeito e voltei para casa, porém meu final de semana com o D&D 4 não terminou ali, pois aqui em Fortaleza também iria acontecer um repeteco do evento no dia seguinte, porém em outro local, na Saraia Megastore do shopping Iguatemi daqui de Fortaleza. Porém a o resumo de como foi esse dia vai ficar para a próxima postagem. Até lá pessoal.

E lembrem-se. Este foi apenas o 1º D&D Game Day desse ano, ainda teremos mais 2, o próximo comemorando o lançamento do Monster Manual 3 e o último comemorando o lançamento do Dunegon Master´s Guide 2.

Agora, fiquem com algumas fotos e vídeos do evento.












































Fiquem agora com alguns vídeos do evento (basta clicar no nome do vídeo)


D&D Game Day20/03/2010 – Fortaleza/CE


(D&D 4) Explicando o Sistema


(D&D 4) Opinião do Mestre Levi Sobre o 1º D&D Game Day 2010


RPG.Blogs



Um comentário:

  1. Pow, Medonho... queria ter jogado com vc e com o nosso mestre Levi... uma pena...

    Detalhe: Eu pensava que você iria mestrar...

    ResponderExcluir