segunda-feira, 8 de agosto de 2011

(BOARD GAME) CLASSIC DUNGEON – RESENHA COM FOTOS


Olá jogadores de board games por todo o Brasil, e amantes de fantasia medieval também.

Hoje trago a vocês mais um review de um board game. Este em particular, é muito querido por mim e que marcou a minha infância, se não fosse por ele, talvez nunca me interessasse por D&D ou até mesmo RPG. Estou falando do Classic Dungeon.

O Classic Dungeon, que chegou a ser lançado aqui no Brasil pela Grow há alguns anos, faz jus ao seu nome. No jogo, somos heróis de um mundo de fantasia medieval que entram em um calabouço lotado de salas em busca de tesouros, mas para isso, precisamos derrotar os mais variados tipos de monstros.

Por isso o nome Classic Dungeon (masmorra clássica em português), ele reproduz as mais clássicas aventuras de D&D, onde os heróis estão em um calabouço derrotando monstros para pegar seus tesouros, sem se importar em saber do motivo do qual tantos monstros diferentes dividem o mesmo teto e não se atacam. Em Classic Dungeon, enfrentamos desde goblins até dragões vermelhos, passando por gárgulas, esqueletos, carniçais, trolls, gigantes, sombras,vampiros, lichs, salamandras... e todos eles na mesma masmorra.

O jogo possui um tabuleiro gigantesco, foi o primeiro tabuleiro grande que vi em minha vida quando o joguei pela primeira vez na infância. Além de grande, ele é muito bonito, representando a masmorra que os heróis irão explorar com todas suas salas e câmaras. Deve ter dado um trabalhão para o desenhista ilustrá-lo. Esta masmorra, contém diversas salas divididas em 5 níveis diferente, cada nível representado por uma cor diferente, cada cor representa uma dificuldade. Então, nas salas de piso vermelho (a dificuldade mais baixa, nível 1), encontraremos monstros mais fracos, enquanto nas salas de piso azul (a dificuldade mais alta, nível 5), encontraremos os monstros mais fortes do jogo.

O jogo em si é bastante simples, basicamente o board game mais simples que eu apresentei aqui. No início do jogo, todos os jogadores (de 2 a 5) escolhem um herói dos que tem disponíveis, que são divididos em: guerreiros, paladinos, magos, elfos e anões. Após isso, escolhem uma miniatura para representá-lo e a colocam na área central do tabuleiro, que seria as escadarias do calabouço.

O objetivo do jogo é explorar a masmorra, derrotar monstros, pegar seus tesouros até acumular a quantidade de tesouros indicada pelo seu personagem (que pode variar), e depois ser o primeiro a voltar para as escadarias com o seu tesouro.

Cada herói tem a sua fichinha descrevendo a quantidade de tesouros que ele deve acumular, e outras informações que serão úteis no jogo, como por exemplo, o número que eles devem obter no dado.para abrir portas secretas ou a cor do número que eles devem obter para derrotar um monstro (explicarei isso melhor abaixo).

Cada jogador na sua vez então move seu heróis pelos corredores do calabouço, 5 quadrados ou 4 se seu herói for um anão e devem entrar em uma das diversas salas do tabuleiro e enfrentar o monstro daquela sala para pegar seu tesouro. Ao entrar em uma sala, o jogador retira uma carta aleatoriamente do deck de monstros correspondente ao nível da sala que o heróis entrou (são 5 níveis) para saber com qual monstro ele irá lutar.

Em cada fichinha de monstro existem diversos números coloridos, para derrotar o monstro, basta jogar 2d6 (+ itens mágicos) e sua soma deve se igualar ou ultrapassar o número indicado pela fichinha do seu personagem, cada herói mira em um número diferente. Guerreiros, paladinos e anões miram nos números vermelhos, ladrões e elfos miram nos números verdes, magos miram no número azul. Além disso, o mago conta com suas magias para lhe auxiliar no combate, a bola de fogo mira nos números amarelos e o relâmpago mira nos números cinzas.

Ao derrotar um monstro, é hora de saquear a sala, o jogador então retira aleatoriamente uma carta do deck de tesouros correspondente ao nível da sala que ele se encontra e guarda consigo. Os tesouros podem ser tanto dinheiro para que possa ser acumulado até atingir o valor indicado pelo seu personagem ou itens mágicos para lhe ajudar durante o jogo e nos combates.

Claro que quando há combate, existe s chance de você ser derrotado, isso ocorre quando a soma dos seus 2d6 (+ itens mágicos) não conseguir igualar ou ultrapassar o número alvo do monstro. Nesse caso você é derrotado. Quando isso ocorre, o jogador que foi derrotado joga 2d6 e consulta a Tabela de Derrota para saber o que vai acontecer ao seu personagem, que pode variar entre não acontecer nada e morrer (que o faz voltar para as escadarias no centro do tabuleiro sem seus tesouros). Algumas vezes também, você pode apenas ficar ferido, perder seus tesouros ou outras coisas. Caso perca algum item dessa forma, ele ficará na sala do monstro e você poderá recuperá-lo caso consiga derrotar o monstro. Porém outros jogadores poderiam vencer o monstro e ficar com seus tesouros.

Como esse é um jogo onde você está tentando ser o primeiro jogador a conseguir a quantidade de tesouros necessária para o seu personagem e voltar para as escadarias antes que os outros jogadores, o Classic Dungeon também possui regras para sacanear os outros jogadores. No caso, os jogadores poderão tentar emboscar os outros jogadores.

A emboscada significa chegar até outro personagem e tentar roubar uma carta de tesouro dele e fugir. Para isso deve jogar um dado e tentar conseguir determinado valor, na fichinha de cada herói consta os números que o outro jogador deve tirar para conseguir roubá-lo. A maioria dos heróis é emboscado com 5 ou 6 (os ladrões recebem um bônus para emboscar os outros personagens). Caso consiga, você pega uma carta de tesouro aleatoriamente da mão do outro jogador e então foge (se movimenta 5 quadrados ou 4 se for um anão), assim, o outro jogador pode tentar persegui-lo e emboscá-lo para recuperar o que perdeu. Porém, caso falhe em emboscar outro personagem, então será ele que poderá pegar um item de você e então fugir. Então, cuidado.

Enfim, como podem ver o Classic Dungeon é um jogo bastante simples, não envolve muita estratégia e é totalmente baseado na sorte, ele é muito bom como um jogo de introdução ao universo dos Role Playing Games, principalmente para as crianças. Eu posso confirmar, pois na minha infância joguei muito ele. Porém, infelizmente, ele não é mais produzido tanto pela Grow, quanto pela sua empresa original, sendo possível encontrá-lo para venda apenas pela internet, e, na maioria das vezes, usado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Confira a Resenha de Outros Board Games Aqui no Calabouço do Medonho

Até a próxima pessoal.

RPG.Blogs

Um comentário:

  1. Adoro esse jogo. Ele parece ser fácil, mas tipo qndo vc chega na pontuação pra finalizar o jogo, só ganha qm retornar ao início da partida, ou seja, qndo um lascado se mata pra ganhar vc também pode ganhar sem esforço algum.
    Extratégia: "fique so entrando e saindo das celas aos aredores da partida e deixe q os outros se lasquem até alcaçarem a pontuação, Alcançando o valor solicitado pelas regras do jogo, corra para à partida, sem pressa, afinal, vc já ganhowwww. . hehehehehehe.

    ResponderExcluir