quarta-feira, 4 de maio de 2011

(BOARD GAME) CAVE TROLL – RESENHA COM FOTOS


Olá Mestres e jogad...

Opa pera lá!!! O assunto de hoje não envolve D&D 4E, Dungeons & Dragons ou muito menos RPG. Voltemos a falar de Board Games!!!

O board game que eu gostaria de lhes apresentar hoje é bem mais leve e rápido que os dois que eu apresentei aqui antes. Estou falando do Cave Troll.


O Cave Troll foi criado por Tom Jolly e teve sua segunda edição lançada pela Fantasy Flight Games em 2006. O Cave Troll é um jogo de estratégia de dominação de áreas. Para se ter uma idéia de como é o jogo, ele seria como uma mistura de Xadrez com War.

Antes de começar uma partida de Cave Troll, cada jogador escolhe um grupo de heróis e um grupo de monstros de uma cor: amarelo; vermelho; azul e verde (que são as peças do jogo), e pega o baralho de cartas correspondente a sua cor. Todos os jogadores possuem o mesmo número de peças e o mesmo número de cartas que são iguais aos dos outros jogadores. Além disso, um pequeno baralho de artefatos é embaralhado em colocado próximo ao tabuleiro ao alcance de todos para serem escolhidos durante a partida.

O tabuleiro representa uma masmorra dividida em 4 escadarias de entrada, 3 fossos e diversas salas onde cada uma possui um custo em moedas de ouro. Vence o jogo aquele que possui mais moedas de ouro no final. Para conquistar as moedas, basta ser o jogador que possui mais peças naquela sala.

Como no xadrez, cada jogador possui as mesmas peças na mesma quantidade, só que em cores diferentes. E também como no xadrez, cada uma dessas peças possui uma habilidade única que apenas ela pode realizar no jogo. As peças são:

- 9 aventureiros
- 1 bárbaro
- 1 anão
- 1 cavaleiro
- 1 ladra
- 1 Troll da Caverna
- 1 Orc
- 1 Aparição
- 1 Baú do Tesouro

Além disso, cada jogador contém um baralho de cartas contendo as mesmas cartas na mesma quantidade que os demais jogadores. Cada jogador começa o jogo com uma carta e sempre que puxar uma carta do deck ele deve escolhe a que ele puxou ou a que ele estar em sua mão e usar uma delas descartando-as depois. As cartas permitem o jogador fazer o seguinte:

- Colocar uma da suas peças em jogo (heróis aparecem em uma das 4 escadarias, os monstros aparecem em um dos 3 foços).
- Colher os tesouros de uma sala
- Achar um artefato

Na sua vez de jogar, cada um dos jogadores pode realizar 4 ações em seu turno, que podem se repetir, essas ações são:

- Puxar uma carta do deck e baixá-la ou baixar a que estava em sua mão.
- Mover uma peça 1 sala
- Usar a habilidade de um herói ou monstro
- Usar um artefato

Então assim, no seu turno você poderia por exemplo puxar e baixar uma carta (1 ação), mover uma peça sua no tabuleiro 2 salas (2 ações) e usar a habilidade do seu orc que está em jogo (1 ação). Você sempre pode alterar essas ações para realizar a melhor jogada que você achar necessária, sendo tendo como objetivo ser o jogador na mesa que no final vai acumular mais ouro na contagem.

Basicamente o Cave Troll é um jogo totalmente estratégico, sem o envolvimento da sorte. Você sempre deve estar atento em qual passo fazer em seguida uma vez que a sua estratégia de ganhar o jogo mude completamente na vez dos adversários. Até mesmo na hora de encerrar o jogo (na qual um dos jogadores puxar a última carta de seu deck) se você for o jogador que puxou a sua última carta, você deve analizar cuidadosamente sua situação no tabuleiro caso pretenda fazê-lo. Um amigo meu por exemplo, achando que ia ganhar ao puxar sua última carta no deck, acabou perdendo para outro jogador por 1 moeda de diferença.

Outra grande sacada do jogo, é que existem duas formas de jogá-lo. Além do jogo básico, o manual de regras ainda apresenta uma versão alternativa da função de cada uma das peças, ou seja, cada herói ou monstro possui outras habilidades. Imagine por exemplo no xadrez, cada peça possui outros modos de movimento, como por exemplo, a torre agora só se move na diagonal e uma casa pra frente no final do movimento. Essas regras alternativas do Cave Troll exigem mais ainda a utilização da estratégia pois cada herói ou monstro estão mais poderosos.

O board game Cave Troll, assim como todos os jogos da Fantasy Flight Games, não desaponta em questão visual, o jogo é muito atrativo visualmente falando, certa pessoa de fora que observa o jogo poderia se interessar por ele por causa disso. Cada uma das pecinhas do jogo são miniaturas de seus personagens, tornando assim fácil sua identificação. O tabuleiro também é bastante bonito, transmitindo o clima do ambiente do jogo.

O Cave Troll com certeza vai agradar a muita gente, principalmente aqueles que amam xadrez. O jogo possui uma caixa pequena, do tamanho de um livro grosso, facilitando assim o seu transporte, e ele é bem divertido para passar o tempo, uma vez que suas partidas são rápidas. Mas acredito que após pouco tempo jogando direto ele pode se tornar um pouco enjoativo. Então acho que ele seria bom para umas partidas aqui e acolá.

O Cave Troll pode ser jogado de 2 a 4 pessoas, é indicado para pessoas acima de 10 anos e o tempo médio de uma partida é de 20 a 40 minutos.

=== VEJAM OUTRAS RESENHAS MINHAS DE OUTROS BOARD GAMES ===


Confiram agora algumas fotos do Cave Troll.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Até a próxima pessoal.

RPG.Blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário