quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DIA D RPG de Domingo em Fortaleza/CE – Como Foi (COM FOTOS)


Olá jogadores e Mestres de RPG em geral.

Hoje vou continuar com o meu relato pessoal sobre o Dia D RPG da cidade de Fortaleza/CE que comecei segunda feira (leia AQUI). Dessa vez descreverei como foi o evento no domingo, que na minha opinião foi realmente o dia oficial do evento.

DIA D RPG – DOMINGO (12/09/2010)

(CLIQUE AQUI PARA VER UM VÍDEO DO EVENTO NO YOUTUBE)

Diferente de sábado, resolvi dormir mais cedo para tentar acordar cedo e ser um dos primeiros a chegar no evento, queria aproveitar todo o meu dia por lá, mas intrigantemente acabei acordando mais tarde. Pois bem, na noite anterior passei ela quase toda terminando de ajeitar a aventura do D&D Game Day: Red Box na qual eu iria narrar lá no evento. Montei os mapas, selecionei as miniaturas, imprimir a aventura e traduzi todos os 6 personagens disponíveis para que assim meus jogadores não tivessem dificuldades na hora do jogo e para que ele corra tranqüilo.

Pura perda de tempo, hehehe, veja mais abaixo o motivo.

Então, 55 minutos depois que eu saí de casa (eu cronometrei) eu chego novamente lá no Pirata Bar, local onde sediava o Dia D RPG. Novamente reencontrei as mesmas caras que vi no dia anterior que haviam chegado cedo. Porém com uma novidade: BOARDGAMES!!!

Havia muitos deles espalhados por uma mesa onde estava o pessoal, e no caso enquanto conversávamos sobre assuntos variados fiquei observando alguns camaradas jogando um joguinho de cartas chamado Don Juan.

Basicamente o Dia D RPG desse ano não ficou em sua maior parte apenas com o RPG, 50% do evento também abordou os Boardgames e Cardgames. Quanto a esses, todos foram trazidos pelos realizadores do evento Joga Fortal que também aproveitaram o evento para divulgar seus 13º evento comemorativo de 1 ano de atividades.

Diversos jogos podia ser encontrados ali, nada de War, Combate, Jogo da Vida, Imagem e Ação e etc. Mas sim jogos vindos de diversos países diferentes nunca encontrados nessas lojas de shoppings ou supermercados. No caso tínhamos jogos chamados: Battlestar Gallatica, The Lastnight On Earth, Alta Tensão, Máfia, Don Juan, Os Descobridores de Catan, entre outros muitos.

Mas voltando ao RPG, dessa vez tivemos um público maior que no dia anterior, e acredito que mais mesas também, e mais numerosas também, em uma mesa de Vampiro: A Máscara, haviam mais de 13 pessoas jogando, enquanto outra mesa de D&D 4ª Edição haviam ao todo 9 jogadores.

Eu resolvi ficar observando as mesas, batendo fotos e conversando até depois do horário do almoço, quando eu iria iniciar minha mesa de D&D 4ª Edição. Durante esse tempo, reencontrei o pessoal da mesa de D&D 4E que joguei no dia anterior, a intenção era continuar a aventura do dia anterior porém não foi possível, eu soube que o nosso Mestre, o Dimitri teve seu carro furtado na noite de ontem e muita coisa de valor foi levada além da aventura, dados e essa coisa. Nosso Mestre resolveu naquele dia jogar uma aventura de GURPS Horror que estavam narrando.

Enfim, depois do almoço era hora de começar minha mesa de D&D 4E. Após reunir os jogadores nos sentamos para jogar a aventura mais bizarra que narrei até hoje. Bizarra não no sentido de doida.

Distribuí os personagens pronto para os jogadores e os deixei que escolhessem e verem o que cada um deles fazia. Alguns dos jogadores presentes na mesa já jogavam o D&D 4E antes e não foram muito com a cara dos personagens construídos com as regras do Essentials (até abri mão de um deles de jogar com o Thiri-Kreen Psicombatente do Dark Sun). Personagens selecionados todos já lidos, só faltava começar.

Bem, como eu disse antes, todo o meu trabalho de preparar a aventura a tempo foi pro saco plástico do lixo, pois a aventura foi a mais curta que eu já narrei e também bati dois recordes pessoais ao mesmo tempo: a de aventura mais curta que eu já narrei e o TPK (morte total do grupo) mais rápido que já dei.

Sim, meus jogadores não agüentaram nem o primeiro combate da aventura, hehehe, uma série de fatores desastrosos ocorreram no primeiro combate que acabou resultando na morte de todos os personagens.

- O clérigo, único personagem que curava foi o primeiro a cair.

- Um dos defensores (o thiri-kreen psicombatente) resolveu se afastar do grupo para rodear o mapa para pegar os inimigos por trás (perdendo assim 2 rodadas do combate)

- O segundo defensor do grupo fugir no meio do combate (mas depois retornar tarde demais e só para morrer).

- A ladina resolver carregar nas costas o clérigo caído o combate inteiro e levar ataques de oportunidade desnecessários.

- Alguns jogadores tiveram que sair durante a partida, outro jogador ficou controlando os personagens deles.

- Falta de trabalho de equipe.

- 3 sucessos decisivos dos monstros contra os personagens também não ajudaram muito.

No fim não teve jeito, mesmo mentindo em algumas jogadas (dizendo que o monstro não acertou ou reduzindo o dano causado) os personagens todos foram caído um a um.

O TPK mais rápido narrado por mim.

Nem sei se eu ria ou chorava, estava encarnando o Mestre maligno naquele momento por ter dado um TPK (o meu segundo seguido em um evento). Eu também estava triste pois tive toda aquela preparação para nada.

No final sorteei uma impressão do Monster Manual 2 em preto e branco que eu tinha para um dos jogadores que participou da minha mesa (comprei o original) e sorteei também uma aventura de Dark Sun para outro (a mesma aventura do Game Day passado).

Anyway, eu sugeri ignorarmos aquele TPK e fingirmos que o grupo conseguiu vencer o primeiro combate e assim continuarmos a jogar, mas como só havia 3 jogadores sobrando na mesa minha empolgação foi-se embora. Resolvi passar o resto do evento, batendo foto, vendo os outros jogar e conversar.

Uma hora depois resolvi entrar numa mesa improvisada de D&D 3.5 e jogamos uma aventura simples onde nosso objetivo era proteger uma fortaleza anã de uma invasão de orcs. Durou rápido mas foi divertido.

Quando deu 6 e meia da noite as mesas encerraram para todos se reuniram para o sorteio de brindes, dessa vez as premiações foram maior em número, com prêmios para jogadores e Mestres, como os prêmios foram cedidos pela Devir Livraria, então tivemos premiações relacionadas aos seus lançamentos: o novíssimo Nova Orlean: Cidade dos Amaldiçoados, um Mundo das Trevas, um Poder Marcial, um Arsenal dos Aventureiros, o card game Jóias e um boardgame Os Descobridores de Catan.

Não ganhei nenhum deles, hehehe, vai ficar pra próxima.

Enfim, a noite já tinha caído, o sono estava batendo em mim, afinal acordei bem cedo e também estava cansado fisicamente. Felizmente consegui carona com meu amigo Cassio que me fez o favor de me deixar na porta de casa (valeu cara) e finalmente pude descansar em minha cama, em paz. (que gay).

Para finalizar minha postagem de hoje, e também essa postagem dupla sobre o Dia D RPG de Fortaleza/CE fique agora com mais fotos do evento, dessa vez fotos apenas do domingo. Bom Voyage!!!



RPG.Blogs

5 comentários:

  1. Olá amigo, bacana seu relato, o evento deve teri sido muito bacana.

    Aproveitando a deixa, irei mestrar uma aventura para iniciantes, vc teria como me enviar os personagens traduzidos do Essentials ou algum que vc me recomenda para iniciantes?

    Obrigado,

    Jesse James
    jessejames_skydiver@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Medonho é MMM = Medonho Mestre Matador ... heauheuhauheahaaheaaueh.

    Cara, queria aki já deixar o meu agradecimento à vc Medonho e a todos envolvdos pela tradução do "Compendion de Monstros'. Garanto q vcs tornaram a vida dos mestres de D&D um pouco mais feliz!!! VALEU, valeu mesmo!

    Ei mah, olha a minha comunidade "D&D aventuras fantásticas" e diz o que tu acha da história!!!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz a galera toma TPK por vacilo. Eu tiro por ontem na mesa: 2 lideres, 1 paladino (de cura) e 1 Wizard... nenhum striker! as 2 primeiras rodadas TODO mundo errou os ataques... Eu de wizard não tive oportunidade para usar nenhum dos combos preparados.

    No fim combate ganho tranquilo, nenhum poder diario usado, 1 pulso de cura de cada um gasto (menos da runepriest q foram 2). E ainda tinha 2 curas do runepriest e 1 do bardo pra usar...

    ResponderExcluir
  4. - Jasse James: Vou ver se upo eles e coloco pra download nessa semana.

    - Opa Léo, vou ver sim.

    - Clayton: Está se gabando por um combate de nível igual ao do grupo? Lembre-se que todos vcs sofreram muito no último combate nível +3, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. O link da comunidade é http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104427427

    Olhem o tópico (se tiverem paciência): Resenhas das crônicas. Aviso que está meio literário e não muito descritivo com relação às regras de D&D, mas de toda forma tá aí!

    ResponderExcluir