sexta-feira, 12 de agosto de 2011

(D&D 4E) Lançamentos Anunciados na Gen Con


Olá jogadores e Mestres de Dungeons & Dragons 4a Edição.

Aconteceu nos Estados Unidos, nesta última semana, mais uma edição da Gen Con, a maior convenção de jogos do mundo, reunindo entre suas atrações, jogos de computador, jogos de tabuleiro e jogos de RPG. A Gen Con, aliás, é um evento muito aguardado pois é onde as mais famosas empresas de jogos anunciam seus lançamentos para o próximo ano, no caso, 2012.

Nesta edição, a grande estrela foi a Paizo Publishment, editora do jogo Pathfinder (também conhecido como D&D 3.75), que trouxe as propostas mais interessantes e levou a maior quantidade e os mais importantes prêmios do Ennies 2011, uma espécie de Oscar dos jogos. Deixando para trás a Wizards of the Coast com o seu D&D 4E.

Particularmente, que isso sirva de lição para a Wizards, ultimamente ela anda tomando umas decisões pra lá de bizarras com a marca Dungeons & Dragons. Deu até a impressão que eles estão perdidinhos do que fazer para o seu jogo.

Vejam só: o D&D 4E é um ÓTIMO jogo, um ótimo sistema e muito divertido. Mas o que está estragando para o lado dos fãs é a própria Wizards.

Mas. O que a Wizards of the Coast reservou para o D&D 4E (ou deveria chamar agora, D&D Essentials?) para 2012? O blog gringo Bag of Holding publicou um resumo de seus futuros lançamentos, posteriormente, o blog nacional Cavaleiros das Noites Insones publicou uma ótima tradução da postagem do Bag of Holding, na qual gostaria de reproduzir em partes aqui.

Gostaria aqui de analisar esses futuros lançamentos e promessas da Wizards, pelo menos o que mais chamaram a atenção,dando minhas opiniões particulares sobre cada um deles. Bom, vamos começar:

=== BOARD GAMES (JOGOS DE TABULEIRO) ===

DUNGEONS OF DREAD: A Wizards havia anunciado um board game chamado Dungeons of Dread mas resolveram cancelá-lo pois, de acordo com os play-testes, o jogo não tinha alcançado um certo nível de satisfação. Provavelmente devido a falhas de mecânicas e bugs bizarros no sistema do jogo.

Eu havia visto a capa do jogo quando anunciaram, foi umas das capas mais bonitas que eu já vi e com certeza atrairia muitos novatos e curiosos, isso só com a capa. Depois eu soube que seria um jogo voltado para iniciantes, e que na verdade serviria como uma espécie de “entrada” para o mundo dos RPGs e do D&D, onde um jogador assumiria o papel de “Mestre” e os outros jogadores deveriam vencer os perigos colocados no caminho pelo “Mestre”. Na verdade, acredito que seria uma espécie de Hero Quest ou Descent: Journeys In The Dark (que já escrevi sobre ele aqui). Na qual, o “Mestre” na verdade jogaria contra os outros jogadores. Diferente do RPG.

O jogo também traria 4 aventuras prontas, o que eu acho meio frustrante, pois o jogo perderia rápido a graça. Acho que 10 aventuras prontas seria mais que ótimo.

LORDS OF WATERDEEP: Eles anunciaram para março de 2013 mais um board game de D&D, o segundo ambientado em Forgotten Realms depois do Legend of Drizz’t (a ser lançado em outubro desse ano), dessa vez o nome será Lords of Waterdeep, ambientado na cidade dos esplendores. Anunciaram que o jogo será em estilo eurogame, onde se valoriza mais a mecânica que os acessórios e onde na mecânica se valoriza mais a estratégia que a sorte. O antigo suplemento para o antigo AD&D chamado Volo’s Guide to Waterdeep foi usado como forte inspiração. Como recentemente estou me interessando em eurogames, como Catan e Leonardo Da Vince, ficarei de olho nesse.

JOGO DE BATALHA EM MASSA: Também foi anunciado que a Wizards planeja criar um jogo de tabuleiro sobre batalhas entre exércitos e usando miniaturas!!! (leia sobre as miniaturas logo abaixo). Será um jogo sem dados onde você pode fazer ações através de cartas e utilizará dungeon tiles de 8x8 que se ligam como quebra cabeças. As regras serão abertas para play-tests.

=== LIVROS ===

BOOK OF VILE DARKNESS: O famoso e polêmico livro “apenas para maiores de idade” do D&D 3.5 retorna nesta nova versão no D&D 4E. Este livro será lançado em conjunto com o filme de mesmo nome e trará coisas que serão vistas no filme. Este livro será voltado tanto para o Mestre quanto para os jogadores.

HEROES OF FEYWILD: Mais um livro voltado para a linha D&D Essentials e com material que pode ser utilizado no D&D 4E core. Dessa vez heróis selvagens arcanos e primitivos (mais arcanos que primitivos) são o foco. 4 novas raças para jogadores estarão neste livro: a Hamadryad (dríade?), o Sátiro e o Pixie, este último aliás, será a primeira raça voadora (sim, desde o 1º nível ) disponível para os jogadores. Ao que entendi também haverá neste livro a versão Essentials do Bárbaro, e utilizará um novo conceito nas regras: classe “dual-role”, ou seja, uma classe com duas funções. O tal bárbaro do Heroes of Feywild no caso, seria um defensor, mas viraria um agressor ao entrar em fúria. Além do bárbaro, o bardo também terá sua versão essential, seria o bardo Skald, baseados nos bardos escandinavos do passado. O druida também terá uma nova build essential.

MORDENKAINEN’S MAGNIFICENT EMPORIUM: Uma surpresa aqui, este livro havia sido anunciado há algum tempo atrás, porém por algum motivo a Wizards voltou a colocá-lo na lista dos livros a serem lançados. O Monderkainen’s Magnificent Emporium (é difícil digitar esse nome) pelo o que entendi, seria o Arsenal do Aventureiro da linha D&D Essentials, com mais texto descritivo e com diversas idéias de aventuras. Seria neste livro aliás, que seria introduzido a nova regra para itens mágico comuns, incomuns e raros, que foi introduzido nos livros Heroes of Fallen Lands e no Heroes of Forgotten Kingdons. Minha opinião, oba, mais itens mágicos, mas muito caça níquel (o que é comum desde o D&D 3.5). Bom, eu acredito que as idéias para lançamentos de novos livros para o D&D 4E já se esgotou e que a Wizards está começando tudo de novo se focando no D&D Essentials, que eu particularmente não sou muito fã mas tolero tal material em minha mesa. A idéia em classificar os itens mágicos em termos de raridade é ótima também, mas não gostei de como ficou. Achei que limitou muito os jogadores, principalmente num sistema que estimula o contrário.

PLAYER’S OPTION – HEROES OF PLANE BELOW: Seguindo a mesma linha do Heroes of Shadows e do Heroes of Feywild, este livro também nos apresentará uma nova fonte de poder que foi anunciada desde o lançamento do D&D 4E, a fonte de poder Elemental. Mas, infelizmente para os amantes do D&D 4E core, como eu, será mais um livro voltado para o D&D Essentials. O livro nos apresentará o feiticeiro essential: o Pyromancer, que com certeza utilizará a fonte de poder elemental. Provavelmente neste livro também virá o mage Sha’ir: uma nova build para o mage (essential) que acredito que utilizará a fonte de poder arcano/elemental.  O Sha’ir é um famoso mago do antigo cenário de Al-Quadim, cuja suas magias vem dos gênios. O Sha’ir do Heroes of Plane Below terá um pequeno gênio como familiar. O livro não terá raças nova.

=== MINIATURAS ===

MINIS NONCOLLECTIBLE: OPA!!! Uma ótima notícia para os fãs (já era hora né?). Wizards ao que parece voltou atrás e vai voltar a lançar miniaturas para o D&D. Porém, dessa vez elas irão voltar como um produto temático e não aleatório. Ou seja, tais novas miniaturas virão em kits temáticos, como por exemplo, o kit dos beholders, que vieram 4 beholders e dessa vez nada de aleatoriedade, todos os consumidores já saberão as miniaturas que virão. O próximo lançamento dessa linha será de dragões, vindo um dragão de tamanho Grande para cada um dos dragões cromáticos. Cada edição dessas novas miniaturas será limitada. Além disso, como dito acima, as miniaturas poderão ser utilizadas num novo jogo que a Wizards está desenvolvendo, cada uma virá com alguns cartões que definirão seus poderes e habilidades.

=== DDI (D&D INSIDER) ===

VIRTUAL TABLE: Sabem daquelas promessas de produtos virtuais para o D&D que eles prometeram antes mesmo do D&D 4E ser lançado? Pois é, ainda estão muito longe de sair. A mesa virtual é uma dessas promessas.

DRAGON E DUNGEON MAGAZINES: Material sobre Kara-tur, um antigo cenário oriental de D&D sairá nas revistas. Uma surpresa: teremos a build Kanji, para a classe Sacerdote Rúnico (Runepriest), que (acho) utiliza selos orientais em vez de runas para invocar suas magias. Falando em classes, teremos suporte para o Rastreador (Seeker), uma classe do Player’s Handbook 3 que, pelo o que disseram, as pessoas não andam jogando muito com ele.

=== EVENTOS ===

D&D ENCOUNTERS: Recentemente, este famoso programa de mini-eventos chamado D&D Encounters iniciou mais uma nova temporada, dessa vês ambientado em Neverwinter, o mais novo mini-cenário para D&D lançado pela Wizards. Quando esta temporada acabar, a próxima temporada se chamará: Beyond of Cristal Cave, promovendo o livro Heroes of Feywild, focado principalmente no roleplay. Após essa, virá a temporada chamada: Elder Elemental Eye, talvez aproveitando o lançamento do novo Player’s Option: Heroes of Plane Below, dessa vez foca em investigação e em desafios de perícias.

LAIR ASSAULT: Eu particularmente estou muito empolgado com esse estilo de jogo organizado a ser lançado em setembro. A idéia é bem interessante: monte seus personagens, enfrente um único encontro de combate FODA!!! O primeiro encontro se chama: Forge of Dawn Titan. Anunciaram que o segundo encontro terá a ver com piratas e o terceiro se chamará: Explore the Talon Claw envolvendo dinossauros. Ficarei de olho nesses Lair Assaults. Se possível, gostaria de narrá-los aqui em Fortaleza/CE.

Bom pessoal, essas notícias acima são apenas uma parte dos anúncios da Wizards, eles anunciaram mais coisas, eu aqui me foquei apenas naqueles que me chamaram atenção. Se quiserem saber de todos os lançamentos, visitem o blog Bag of Holding, de onde eu vi tais informações. Mas caso você não saiba ler em inglês, não se preocupe, o blog brasileiro Cavaleiros das Noites Insones publicou uma tradução do texto, clique nos links abaixo para ver os artigos:

(INGLÊS) Blog Bag of Holding: http://blogofholding.com/?p=3208

Até a próxima pessoal.

RPG.Blogs

Um comentário:

  1. Nossa cara, voce e de fortaleza? Eu tava procurando uma galera por aqui pra jogar D&D 4e....mas ta dificil.

    ResponderExcluir