segunda-feira, 11 de julho de 2011

(Evento) FORPG - Confira Como Foi o Evento - Parte 2 (COM FOTOS, MUITAS E MUITAS FOTOS)



Olá novamente jogadores e Mestres de RPG, assim como também os amantes de board games.

Enquanto em São Paulo o pessoal curtiu o 3º RPGCON, nós aqui de Fortaleza/CE apreciamos o FORPG, e aqui estou com mais uma postagem sobre este novo evento de RPG aqui da cidade que se provou ser um enorme sucesso já no seu primeiro dia. Na postagem anterior eu lhes contei como foi a minha sexta feira lá no evento, que aconteceu no Espaço Cultural Banco do Nordeste, hora de continuar com o segundo dia de FORPG.

Sábado dia 02 de julho consegui acordar cedo, estava na casa da minha mulher a algumas quadras do BNB, espaço do FORPG, já com minhas coisas devidamente preparadas para ir para o evento.

Minha programação era chegar lá, passar o período da manhã jogando board games, almoçar meio dia, a tarde narrar D&D 4E e o tempo que sobrar ficar nos board games. Em casa, enchi uma mala de viagem com diversos board games e card games que eu possuía para levar para o evento, na mochila ficou o material do D&D 4E. Minha intenção, era tentar montar pela manhã uma mesa de Hero Quest, um board game antigão da estrela, mas fiz o favor de esquecê-lo em casa. Mas sem problemas, havia outros que eu queria jogar.

Me despedi da mulher e segui para o centro (que era vizinho), durante o caminho pensei em passar na Fanzine, uma livraria de quadrinhos, livros e RPGs, para comprar uma besteirinha para sortear entre os jogadores da minha mesa. Cheguei lá, olhei, olhei mas não me decidi, provavelmente seria um DVD duplo do 1º filme do Superman, mas ainda tinha dúvidas. Deixei pra voltar meio dia lá pra comprar e finalmente segui para o FORPG.

Cheguei no Centro Cultural Banco do Nordeste, umas 9 e 20 da manhã, o local abria às 10 da manhã. Já havia pessoas no local, numa quantidade razoável. Na porta, encontrei o Damião, do Vila do RPG e ficamos conversando um pouco, detalhe era para o bonito castelo feito de papel (uma arte chamada papercraft) que ele levava para ser usado em uma palestra. Mais tarde chegou outro conhecido, o Mestre Erivas, que iria narrar Dragon Age no evento e mais tarde apareceu o Alan, também do Vila do RPG. Os outros organizadores do evento ainda não haviam chegado. Quando deu 10 horas da manhã, os portões se abriram e se deu início a mais um dia de FORPG.

(clique para ver o vídeo)

Me dirigi até a área dos board games e liberei minha bagagem da mala, tirei os jogos: Pokemón: Mestres dos Treinadores, Onde Está Carmem Sandiego?, Castle Ravenloft, Carcassonne, Cave Troll, Pandemic, Clue: Suspeitos, Jenga e Coloretto. Levei também um Dominion “home made”, mas eu o deixei dentro da mochila.

Conforme o tempo passava, o público só aumentava. Logo algumas pessoas vieram até mim pedindo para jogar o Castle Ravenloft, então fui lá e comecei a explicar o jogo. Eles aprenderam fácil, e apesar de nenhum deles saber ler em inglês, um dos observadores sabia e os ajudou. Os ajudei a jogar durante algumas rodadas, então apareceram outras pessoas me pedindo para lhes ensinar a jogar o Pokemón: Mestres dos Treinadores, fui lá novamente. Após alguns minutos de explicações, pude ver que eles já estavam dominando as regras do jogo e podiam jogar a sós. Depois disso, resolvi começar a me divertir também e chamei dois companheiros para jogar Dominion comigo.

Jogamos duas partidas de Dominion, bom, na verdade 1 partida e meio. Durante todo esse tempo desde o momento em que cheguei ao evento, vieram diversas pessoas até mim perguntando se eu iria narrar D&D 4E e que horas seria (estou virando popular?). Eu explicava que seria às 2 horas da tarde. Eu estava na segunda partida de Dominion esperando para que ela terminasse para que eu fosse almoçar. Porém, fiquei muito surpreso quando me disseram que já eram 13:45 da tarde. PUTZ!

O tempo correu muito rápido, simplesmente não o vi passar, para mim ainda eram umas 11 e meia da manhã. Não terminamos aquela segunda partida de Dominion, encerramos onde deu e fizemos a contagem dos pontos de vitória de onde paramos mesmo. Perdi :D

Corri pra arrumar a mesa a tempo, já tinha fechado a mesa com os jogadores (vieram muitas pessoas mesmo me procurar para ter uma vaga na mesa), tanto que acho que posso ter cometido alguma injustiça pois antes mesmo do evento, três pessoas me mandaram um e-mail pedindo vagas na mesa e eu não sei se elas estavam lá no evento. Na verdade, foram 4 pessoas mas infelizmente eu não vi o e-mail desta quarta pessoa (que havia me mandado o e-mail na sexta feira porém nesse dia eu não verifiquei minha caixa de e-mails). Essa pessoa aliás, uma mulher, compareceu ao evento e me procurou, mas eu já havia começado. Bom, isso é algo para anotar para que esse meu erro não venha a acontecer de novo.

Pois bem, corri minha aventura normalmente para o pessoal. A história eram bem simples: Os heróis, todos pertencentes a fonte de poder primitivo (do Livro do Jogador 2); um bárbaro, um druida, uma guardiã e uma xamã; estavam em busca de um pégaso celestial, guardião de um bosque na Floresta Alta em Forgotten Realms que havia desaparecido. Essa aventura ficou interessante, pois eu consegui arranjar miniaturas para todos os heróis e monstros da aventura. Quem sabe outro dia eu escreva sobre ela aqui no blog.

Estava planejando encerrá-la em uma hora e meia a duas, para ser algo bem rápido mesmo, porém no final, ela acabou durando umas 3 horas e meia. Mesmo todos os personagens sendo de 1º nível, os combates duravam muito. Sei que os combates no D&D 4E são um pouco demorados, apesar de não tanto nos primeiros níveis. Acredito que tenha sido por causa que o combate foi difícil, tipo nível +2, combates assim no D&D 4E costumam demorar mesmo. Sem contar também que a maioria dos jogadores na minha mesa eram inexperientes.

Terminei de narrar e já eram quase 6 da noite, no final, eu queria sortear algo para meus jogadores, uma lembrançinha que infelizmente não consegui comprar ou preparar a tempo. Resolvi então sortear um dos meus d20s.

Bom, 6 horas da noite, o tempo havia passado tão rápido que nem me toquei, resolvi então curtir o evento o restinho que sobrava. Subi para o andar onde estava acontecendo a palestra do Leonel Caldela, convidado especial do evento. Chegando lá, auditório lotaaaaaado, tinha até gente em pé. O Leonel, respondeu as perguntas do pessoal da forma mais humilde possível a meu ver, as perguntas foram sobre temas variados, desde Tormenta até roteiro de cinema. A impressão que me passou foi que o rapaz realmente leva a sério sua carreira de autor de romances e que é isto que ele busca se focar, independente se ele está trabalhando com RPG ou não, se ele conseguir extrair qualquer coisa que poderia virar um livro, um artigo, uma novela ou coisa parecida, só seria lucro para sua carreira. Ou seja, me deu a impressão que ele mais trabalha como autor do que com RPG.

Não fiquei até o final da palestra, queria curtir mais do evento, desci para a área dos board games mas não cheguei a jogar nada, só fiquei conversando com o pessoal mesmo. Passado algum tempo, os organizadores do FORPG começaram a gritar para o pessoal dizendo que o sorteio de brindes iria começar. O pessoal se amontoou rápido. O sorteio foi feito; entre eles um board game, livros de RPG, romances e outros brindes pequenos. Não cheguei a ganhar nada, hehehe.

FINAL DE EVENTO! Aos poucos, o imenso público que havia lotado o FORPG foi se reduzindo, e finalmente as portas do Centro Cultural Banco de Nordeste se fecharam encerrando-se assim a super bem sucedida 1ª edição do FORPG. O MELHOR evento de RPG que Fortaleza/CE já teve nos últimos anos (a meu ver, é claro).

Para mim, a festa ainda não havia terminado. Tenho a felicidade de ter amizade com o pessoal do Vila do RPG, que organizaram o FORPG, e eles estavam pensando em levar o Leonel Caldela para jantar e também comemorar o sucesso do evento. Então, algumas horas mais tarde fomos eu, minha mulher, o Bruno, o pessoal do Vila do RPG e o Leonel Caldela todos para o restaurante Golfinhos na Beira Mar comer camarão e nos divertir.

Lá no restaurante o que não faltou foram risadas, camarão e piadas de gaúcho para o pobre do Caldela, hehehe, que certeza vai ter boas lembranças de Fortaleza.

Pois é pessoal, é isso. Esta foi minha cobertura completa do 1º FORPG, evento muito bom com muitos acertos e falhas pequenas e desconsideráveis, em resumo: SUCESSO TOTAL! Parabéns para o grupo Vila do RPG, parabéns ao Sérgio, Dmitri, Alan, Luis, Damião, Felipe, Toy e Marzeu por conseguirem nos proporcionar o MELHOR evento de RPG de Fortaleza/CE nos últimos anos.

Para encerrar, fotos, fotos e mais fotos:

Damião segurando um castelo feito de papercraft (mas ainda falta os telhados)
Público na entrada do BNB esperando os portões se abrirem
Centro Cultural Banco do Nordeste, o BNB
Cartaz do FORPG na entrada do BNB
Dadinhos mágicos
Baratinho não? Vale a pena
Alan e Damião, do Vila do RPG, também esperando os portões abrirem
Board games que eu levei
Opa!!! as portas abriram, hora de organizar as mesas de jogo, o Mestre Erivas (de laranja) já começou
Agora sim! o castelo de papercraft prontinho
Primeiro pessoal do grupo Harry Potter CE que chegou no evento
Coleção completa dos livros do Harry Potter
Público do comecinho do evento
Pessoal da GRANCON, modelagem em 3d é com esse pessoal aí
Primeiras mesas de board games se formando, aí o pessoal está curtindo um Castle Ravenloft
Meu velho conhecido Marquinhos e sua mulher curtindo o evento
Pessoal concentradíssimo em Castle Ravenloft para não morrerem, esse jogo é cruel
O tabuleiro de Castle Ravenloft vai se expandindo aos poucos
Aqui este pessoal resolveu se divertir com um board game de Pokemón
Já este grupo tenta a todo custo acumular mais tesouros no board game Cave Troll
Já nesta messa o pessoal tenta espandir do seu Dominion
Muita crueldade na mesa de Castle Ravenloft
Nesta mesa o pessoal está se divertindo com o Dog Tags, board game caseiro do grupo Dragonfang Guild
Eu e o majestoso Luis
Eu e o honorário Damião
Pessoal jogando o card game Coloretto, que aliás é o meu e que eu ainda não joguei
Aqui é o board game Android, em exposição
Finalmente as mesas de RPG estão se formando
Pessoal indo jogar Vampiro: a Máscara
O Mestre Alan narrando uma de suas inúmeras mesas marcadas para o evento, aqui eu acredito que ele esteja narrando Mutantes e Malfeitores
Pois é, pela ficha parece ser mesmo Mutantes e Malfeitores (James West, e eu achando que eu era o único a lembrar desse filme)
Opa! Mestre Erivas já começou a narrar sua mesa de Dragon Age RPG
Mestre Erivas perseguido por forças sobrenaturais
O pessoal aqui acredito que ira jogar Arkanun ou Trevas, não sei
Livro Grimório 2a Edição, suplemento para Arkanun/Trevas
Algo me diz que este livro é o Hi-Brazil
Pessoal do grupo Harry Potter CE, agora chegou mais gente
Estatuetas de xadrez de bruxo, joguinho da série Harry Potter
Pessoal fazendo suas fichas para jogarem 3D&T Harry Potter
Outros livros sobre a série Harry Potter
A Neyla!!!
Livros e mais livros de RPG
Esse pessoal aí está jogando alguma coisa, mas eu não sei o que seria
Eu e o formoso Sérgio
Visão geral das mesas de RPG durante a manhã
Visão geral das mesas de board game pela manhã
A galerinha aqui indo jogar o card game CLUE: Suspeitos
Disputa acirrada por ouro em Cave Troll
Marquinhos e mulher jogando Dog Tags
Eu e o gentil Felipe
Peças de mais um board game caseiro do grupo Dragonfang Guild, dessa vez o jogo é Final Fantasy Tatics
Que sacanagem!
Pecinhas do Final Fantasy Tatics
Opa! O espaço do RPG está começando a lotar!
Mestre Erivas ainda divertindo mil e uma gentes em Dragon Age
Visão ampla do espaço de RPG
Mesa super divertida de Vampiro: a Máscara
Mestre Alan com sua mesa
Serginho folheando um TORMENTA RPG
O gaúcho Leonel Caldela e eu
Neyla na net
Público do FORPG crescendo
Mestre Erivas Dragoeigizando geral
Ainda não sei o que esse pessoal tá jogando
Até o pessoal do Harry Potter CE começou a jogar
Diversão é uma coisa garantida nas mesas do Mestre Erivas
Opa! Galerinha correndo contra o tempo a mil para curarem 4 pandemias em Pandemic
Forças obscuras flertam com minha mente (piada interna)
Joguinhos! Joguinhos!
Pessoal tentando ser o melho Mestre Pokemón dos últimos anos
Mesa do divertido Dog Tags
Opa! Chegaram mais board games
Blokus Trigon e Saboteur
O profético Marzeu e Eu
Pilhas e pilhas de boar games para o pessoal jogar, diversão é o que não falta
Nessa mesa o pessoal tentará ser o melhor colonizador em Colonizadores de Catan
Pessoal ficando louco tentando achar mil e uma curas no board game Pandemic
Mestre Erivas narrando uma história na Era do Dragão
O que será que o Mestre Erivas esconde por trás de seu escudo? Olha! Um durex!
fichas de 3D&T Harry Potter
Torrezinha estranha do jogo Bausack
Este lindo rapaz se divertindo empilhando peças geométicas estranhas em Bausack
E este outro genuíno rapaz também se divertindo empilhando peças de Bausack
Olha o Damiãoaí
Eis a minha mesa aí de Dominion
Dúvidas estranhas surgem
Damião, também conhecido como "O Salvador" vem nos ajudar
Capa do card game dominion, quem olha pensa que é um board game
Opa! Aqui já é as fotos da minha mesa de D&D 4E lá no evento
Aqui os heróis vieram resgatar aquele pobre e virgem pégaso lá no fundo, mas antes, nada que matar alguns goblins primeiro
Corta cabeças de goblins. Tão prazeroso quanto acordar e ver que pode dormir mais um pouco
Pois é... mas ta dando trabalho né?
Visãozinha geral das mesas, um pouquinho não faz mal
Mais goblins apareceram!? Sem problemas! Basta lançar o URSO pra cima deles
Peraí! O que é aquilo grande no mapa?
Ai papai! Dragão!!!
Bate no bicho que um dia cai!!!
Opa!!! Já de noite e o Bruno organiza uma mesa relâmpago de Final Stand
Sorriso maroto!
Aí está, a palestra do Leonel Caldela
Leonel respondendo as perguntas do público da maneira mais humilde possível
Tá bom Erivas, já apareceu demais nas minhas fotos de hoje, hehehe
Palestra do Leonel Caldela lotada, mas será que tem muita gente mesmo?
Ai minha nossa senhora, tem gente demais sô!
Opa! Olha uma cadeira vaga alí
Pois é, só sobrou cadeira ao fundo mesmo
Mais de 2 horas de palestra
Nossa Caldela! É desse tamanho? Te apruuume! hehehe
Mesmo faltando pouco para o evento acabar, ainda tinha muita gente jogando. Olha essas duas jogando Jenga!
Board games e mais board games!
Estes dois tentando desvendar o mistério de CLUE: Suspeitos
Nesta mesa lotadassa de gente, Damião explica as regras de Werewolf (não é o RPG)
Joinha aí Marzeu?
Bruno narrando arena de Final Stand. O que!? Nunca ouviu falar em Final Stand? VÁ ATRÁS AGORA!!!
Pessoal jogando Werewolves (que não é o RPG). Joguinho onde vc joga de olhos fechados
Cartinhas do divertido jogo Werewolves
Pessoal se lombrando no board game Dixit
Caixa do board gaeme Pokemon, atingaço esse
D&D nível épico! Habilidade de esculpir nível épico também! Esta Tiamat e este balor foram feitos de rezina
Dragão azul, Tiamat e um balor, todos feitos de resina
Mais miniaturas feitas de resina, detalhe para o balor lá trás
Toy e Marzeu prestes a iniciar os sorteios de brindes
Atenção pessoal, o sortei dos RPGs vão começar
Galera se amontoando para o sorteio, todo mundo querendo levar alguma coisa
Hora do sorteio galera! Se avechem não
Alexandre FNORD morto de alegre por ter ganho um Vampiro: o Réquiem no sorteio do evento

Final de evento, galera ainda do lado de fora tirando maiores papos.
Indo deixar esses fornicadores em casa, muito board game aí Felipe?
Comemorando o sucesso do FORPG. Da esquerda pra direita: Bruno, Alexandre, IEU, Emanuel e o Leonel Caldela
Casal bunito e arretado!
Felipe e Damião se divertindo (Felipe mais que o Damião)
 
Até a próxima pessoal.

RPG.Blogs

6 comentários:

  1. Essa tua cobertura tá completíssima! Melhor até do que a que eu postei no blog do Vila, hahahahahaha...

    E os comentários das fotos, então, bolei de rir aqui!!!

    Obrigado novamente pelo espaço aqui no Calabouço e grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dmitri, mas acredite, meu sonhe é conseguir escrever pouco mas com muito conteúdo, esta postagem por exemplo, consumiu MUITO tempo.

    PS: Note que os comentários das fotos vão ficando cada vez mais insanos, isso foi porque eu tava perdendo a paciência e queria que acabasse logo as fotos, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Valeu Medonho ótima cobertura! Estamos aê parceiro. E valeu pelo casal bunito e arretado, vc que é um ótimo contador de piadas! Hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Salve "Medonho"!
    Cara, muito legal ver que ainda existem eventos de RPG no Brasil!
    Aqui no Sul o negócio tá brabo, principalmente em SC!
    Parabéns pelo FORPG e me responde uma coisa: onde consegues tantos board games?!?!?! hehehehe!
    Abs!
    Marco Aurélio (Blumenau/SC)

    ResponderExcluir
  5. Matpereira

    Pois é, mas os parabéns pelo FORPG deveriam ir para o pessoal do blog do Vila do RPG que organizou tudo de maneiraa épica.

    Cara, aqui em Fortaaleza tem um grupo chamado JOGA FORTAL, que se reune todo terceiro domingo do mês para jogar e divulgar boardgames. Através de alguns deles é que eu adquiro os meus. Mas basicamente eu adquiro assim:

    - Alguém quer vender eu vou lá e compro
    - Compro pela net
    - Compro na loja

    ResponderExcluir
  6. CARAI quanto cabra fei rsrsrs

    fazendo jus ao nome do blog

    Parabens pelo evento!

    Leo

    ResponderExcluir