quinta-feira, 7 de julho de 2011

(Evento) FORPG - Confira Como Foi o Evento - Parte 1 (COM FOTOS)


Olá todos os jogadores de RPG e de board games!!! Principalmente os de Fortaleza/CE.

Este final de semana que passou agora, foi um verdadeiro MARCO para a cena RPGísta de Fortaleza, foi um verdadeiro novo e grande passo para a cena do nosso querido hobby aqui em Fortaleza. Foi a prova que pessoas interessadas e dedicadas como foram o pessoal do Vila do RPG podem fazer algo grande e notável para a divulgação do hobby RPGístico.

Estou falando do mais novo evento RPGísta de Fortaleza/CE, o FORPG, que estreou já derrubando queixos de tão surpreendente que foi.

Aqueles que acompanharam este blog, além de diversos outros que também divulgaram o evento, puderam conferir de antemão a programação completa das atividades que seriam realizadas no FORPG, lista de mesas, listas dos board games, programação das palestras e workshops...

Agora é a hora de conferirmos como foi o evento em si. Com foi esses dois dias de FORPG na minha visão. E falando nisso, como acredito que o post vai acabar ficando muito grande, vou dividi-lo em 2 partes. Na primeira parte, irei descrever como foi o dia primeiro, sexta feira, já na segunda postagem irei descrever como foi o segundo (e mais lotado) dia, sábado.

Sem mais delongas, vamos conferir como foi a sexta feira:

Finalmente chegou o dia primeiro de julho, mês de férias, mês na qual seremos contemplados com 5 sextas feiras, 5 sábados e 5 domingos (coisa que ocorre a cada 823 anos), mês de praia, diversão e claro! Mês de RPG!!! Enquanto o resto do Brasil fica no aguardo para o novo RPGCON, nós aqui de Fortaleza/CE ficávamos no aguardo do FORPG.

 Dia 01/07/2011 estava programado para acontecer o primeiro FORPG, mais novo evento RPGísta de Fortaleza/CE, organizado pelo grupo Vila do RPG, que vem ganhando cada vez mais destaque tanto na cena RPGísta da cidade quanto na internet, com o seu blog estando entre os 25 blogs de RPG mais vistos do Brasil de acordo com o ranking do site RPG Blogs.

O evento foi programado com bastante atenção e cuidado pelo grupo, surpreendendo a cada declaração do que haveria no encontro em seu blog. O local escolhido também foi um tiro certeiro no alvo: o BNB, ou também conhecido como Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado no centro de Fortaleza. Local que anteriormente ocorreu outro evento interessante, o BÓJOGÁ, sobre jogos em geral, porém mais voltado para jogos de vídeo games. O BÓJOGÁ aparentemente foi um sucesso, e serviu para mostrar que o Centro Cultural Banco do Nordeste poderia muito bem acolher o público nerd.

Quanto a mim, já havia me preparado para o evento, o FORPG daria maior foco a dois tipos de entretenimento: o RPG e os board games. Queria participar de ambas as atividades, então, cadastrei uma mesa de D&D 4E para narrar sábado a tarde, preparei a aventura dias antes, separei as miniaturas e preparei alguns personagens prontos e também selecionei alguns board games da minha coleção para disponibilizar no evento para a galera jogar.

Infelizmente na sexta feira eu não pude comparecer a maior parte do evento pelo fato que eu trabalho o dia todo, mas felizmente nas sextas feiras vez por outra saímos mais cedo, e justamente nessa, saímos cedo. Peguei o ônibus com duas mochilas nas costa, uma com coisas do trabalho e outra lotada de board games não muito pesados. Meia hora depois, cheguei ao local do evento.

Logo ao entrar, notei que o evento tinha atraído público, um agradável alívio. O evento não estava lotaaaado, mas havia muita gente participando do evento. Do lado esquerdo da entrada, ficava a área do RPG, do lado esquerdo, perto das escadas, estava a área dos board games. Esta segunda área estava um pouco maior que a do RPG. Pelo visto, os board games estão conquistando espaço e agradando o público, o que é uma coisa boa.

Quando cheguei ao evento, estava filmando com a minha câmera, o resultado você pode conferir abaixo (basta clicar)


Assim que cheguei, já vi muitos conhecidos meus, todo mundo do Vila do RPG estava lá usando a camisa oficial do FORPG, vermelha. Também encontrei o Davi, do grupo Joga Fortal administrando a área dos board games juntamente com o Damião e o Luis, também do Vila.

Já havia mesas de jogo acontecendo, tanto de RPG quanto de board games, haviam mesas dos mais variados sistemas de jogo: Tagmar, Storyteller, Daemon, D&D, incluindo a mesa mais movimentada tanto de jogadores quanto de espectadores, que seria a mesa de Tormenta RPG, narrada pelo próprio Leonel Caldela, um dos novos autores do Tormenta e autor da trilogia de contos que deram uma nova visão ao cenário: O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e o Terceiro Deus. O Caldela no caso estava narrando a aventura intitulada O Covil do Terceiro, que virá juntamente com o futuro Escudo do Mestre de Tormenta RPG.

Na área de board games, estavam rolando os jogos: Máfia, O Senhor dos Anéis, Os Descobridores de Catan, Cidadels e Dominion. Porém, haviam outros jogos disponíveis para o público jogar, além de uma exposição dos jogos Last Night on the Earth e Conquest of Planet Earth.

Depois, juntamente com meu amigo Marzeu, subi para verificar o local das palestras que no momento estava acontecendo a palestra do Sérgio sobre histórias de fantasia. Porém parei logo no segundo andar para verificar algumas miniaturas de D&D e Star Wars que estavam em exposição em um vidro. Após isso, fui verificar a palestra como vocês podem ver no vídeo abaixo:


Hora de me divertir. Este primeiro dia, como havia chegado já no final da tarde, deixei para me dedicar apenas aos board games, que eram jogos mais rápidos. Aproveitei pra deixar disponibilizado alguns jogos que eu trouxe, como o Carcassonne, o Máfia, e o Coloreto. Também estava com o card game Dominion dentro da bolsa mas não cheguei a tirá-lo.

Por falar em Dominion, estava acontecendo um torneio de Dominion no evento, e no final, haveria um sorteio do jogo. Joguei duas partidas para conhecê-lo melhor. Mais tarde joguei uma partida de Carcassonne.

Bom, até esse momento o final do evento estava chegando, lá fora já havia anoitecido e o público estava diminuindo aos poucos. Tirei o restinho do tempo para conversar com os conhecidos. Tive a felicidade de conseguir carona pra casa com o Bruno, grande amigo meu e do pessoal do Vila do RPG. Então, chegou a hora de irmos, o espaço já tinha que fechar. Aquele primeiro dia de FORPG foi um verdadeiro sucesso, não teve nada que vi que poderia ser classificado como uma falha. Porém o primeiro dia foi apenas um aquecimento para o que viria no sábado, dia seguinte e último dia de evento, na qual com certeza seria o dia mais lotado.

O pessoal do Vila do RPG ficou de parabéns por organizar para gente um evento tão bom como ficou o FORPG, lá fora, conversamos sobre sair para algum canto e aproveitar para mostrar ao Caldela parte de Fortaleza, mas acabou que alguns de nós fomos mesmo para casa. Afinal, o dia seguinte seria o mais puxado e divertido.

E assim, se encerrou o primeiro dia de FORPG, hora de descansar para o dia seguinte. Eu e o Bruno porém, tínhamos um desafio final naquela noite: como tirar o carro de dentro do estacionamento público que já havia fechado?

Confira agora as fotos que bati no evento na sexta feira:

Dmitri, Marzeu e Bruno
Palestra do Sérgio
Dmitri, Marzeu e Bruno
Palestra do Sérgio
Público lotou a palestra
Sérgio palestrando
Área de board games do FORPG, muitos jogos acontecendo
Aqui temos uma mesa do board game Senhor dos Anéis
Exposição de miniaturas de Star Wars
Exemplo de uma ficha de miniatura de Star Wars
Miniaturas de Star Wars expostas no FORPG
Busto em argila do Logan
Miniaturas de D&D em exposição no FORPG
Miniaturas de D&D em exposição no FORPG
Mais miniaturas de Star Wars em exposição
Boosters que vem as miniaturas de Star Wars
Sloth?
Miniatura de um AT-AT imperial, orgasmos nerds!
Damião e Toy (de camisas vermelhas) trabalhando no FORPG
Mesa de Tormenta RPG narrada pelo Leonel Caldela (o último a direita)
Área administrativa do FORPG
Yohan (ou seria Johan?) e Toy
Mesa de Tormenta RPG do Leonel Caldela
Mesa de Old Dragon do Kaldersh, do blog PARAGONS
Mesa de Tagmar II do Alan
Alan se masturbando em público, hehehe
Galera jogando o card game Máfia
Pessoal jogando o card game Máfia
O boar game Last Night On The Earth em exposição
O board game Conquest of Planet Earth em exposição
Alguns board games disponíveis: 7 Wonders, Werewolf e Princes of Florence
Card game Illuminati
Galera jogando o card game Dominion
Galera jogando o card game Dominion
Galera jogando o board game Descobridores de Catan
Damião, do Vila do RPG cuidando da área dos board games
Galera jogando Bausack
Galera jogando o board game Senhor dos Anéis
Algumas cartinhas de O Senhor dos Anéis
Pessoal jogando o card game Cidadels
Davi representando o grupo Joga Fortal no FORPG e Bruno
Visão geral da área de board games do FORPG
Visão geral da  área de RPG do FORPG
Pessoal jogando Old Dragon
Dois exemplares do Old Dragon que seriam sorteados no sábado
Muitos livros de RPG
Leonel Caldela narrando a aventura O Covil do Terceiro
Visão da entrada do FORPG
Visão geral das mesas de RPG do FORPG
O viciante card game Dominion
Pessoal jogando DIXIT
Pessoal jogando o card game Saboteur
Pessoal jogando o card game Saboteur
Mesa de Tormenta RPG do Leonel Caldela
Chegando o final do dia, pessoal conversando
Atração do evento, mesa de Tormenta RPG do Leonel Caldela lotada tanto de jogadores quanto de curiosos
Livros de RPG no evento (mas não estavam a venda)
Livros de D&D no evento (mas não estavam a venda)
O novo Rastros de Cthulhu
Galera do Vila do RPG reunida, comemorando o sucesso do primeiro dia do FORPG

Até a próxima postagem pessoal, sobre o segundo dia de FORPG

RPG.Blogs

3 comentários:

  1. O evento foi excelente, eu ganhei um 3:16 e como a galera pode ver minha mesa de Old Dragon bombou, muito boa a galera, da organização aos participantes, o Caldela é uma pessoa fantastica e todos realmente estão de parabéns! @k4lder4sh no twiiter!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo reporte, Medonho!

    O evento foi muito trabalhoso de se organizar, mas agora vejo o quanto está sendo recompensador. Foi realmente muito massa ver todo mundo curtindo RPG, boardgames, exposições, oficinas e palestras. Enfim, isso nos faz já pensar no próximo ano... Que venha o FORPG 2012!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, isso só é possível porque temos pessoas no cenário como você, Medonho! que sempre está presente e sempre dando uma força ! Brigadão pelo registro e pelo feedback!

    ResponderExcluir