segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

(D&D 4E) Chegou Meu Guia do Jogador de Forgotten Realms (Mini-Resenha e Fotos)

Olá jogadores e Mestres de D&D 4E.

Minha coleção de livros de D&D 4E acaba de ganhar mais um livro, trata-se do Guia do Jogador de Forgotten Realms, recentemente lançado pela Devir Livraria.

O Guia do Jogador de Forgotten Realms é o primeiro de 2 livros que buscam apresentar o cenário de Forgotten Realms para o D&D 4E. Na verdade REapresentar o cenário, pois uma vez que já o tínhamos para o D&D 3.5 o cenário sofreu diversas alterações polêmicas no D&D 4E.

Rápida história que provavelmente todo mundo já conhece:

Basicamente todo o cenário foi remodulado para se encaixar com as novas regras e conceitos do D&D 4E, cujo foco é a simplicidade. Tal alteração no cenário não foi recebida (e ainda não é) com bons olhos por muitos veteranos conhecedores de Forgotten Realms, muitas das alterações foram drásticas DEMAIS.

Toda essa “reforma” nos reinos dentro da história do cenário ocorreu devido a uma Praga Mágica, uma epidemia mágica que ocorreu devido a morte de Mystra, a antiga deusa da magia do cenário (e também a deusa mais perturbada pelos autores dos romances do cenário) que provocou um verdadeiro cataclisma no cenário, alguns reinos inteiros sumiram, outros surgiram, muitos ambientes foram alterados, raças novas vieram ao mundo, muitos deuses sumiram sem explicação alguma ou foram remodulados e/ou enfraquecidos.

A Praga Mágica foi a resposta dos autores para todas as mudanças ocorridas no cenário entre as edições do D&D. Tudo em nome da simplicidade, o que foi bem aceito pelos novatos no cenário.

Eu particularmente não gostei muito das mudanças, e apesar de ter narrado uma mini-campanha ambientada em Forgotten Realms do D&D 4E, sou um jogador das antigas que prefere o cenário de Forgotten Realms do AD&D e do D&D 3.5.

Mas enfim, o Guia do Jogador de Forgotten Realms, é claro, apresenta coisas que encherão os olhos dos jogadores de D&D 4E no Brasil (e principalmente aqueles que não sabem ler em inglês). Coisas como novas raças, talentos e uma nova classe: o Lâmina Arcana.

Eis algumas fotinhas que tirei:

RPG.Blogs

Um comentário:

  1. gostei muito pode mandar o link de onde vc axou ele to afim de baixar ajuda ai pls

    ResponderExcluir