segunda-feira, 11 de outubro de 2010

(D&D 4) Diário de Campanha – Scales of War – Aventura 3: As Minas Perdidas de Karak – Parte 3

Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.

Estamos aqui novamente dano continuidade a nossa nova campanha de Dungeons & Dragons 4E: a Scales of Wars.

AVENTURA 1: CERCO À FORTALEZA BORDRIN

Parte 1, Parte 2, Parte 3

AVENTURA 2: A FENDA SOMBRIA DE UMBRAFORGE

Parte 1, Parte 2, Parte 3

AVENTURA 3: AS MINAS PERDIDAS DE KARAK

Parte 1, Parte 2

SINOPSE DE AS MINAS PERDIDAS DE KARAK

Após os acontecimentos de A Fenda Sombria de Umbraforge os aventureiros acabaram descobrindo, e arruinando temporariamente, os planos de invasão à cidade de Overlook comandado pelo misterioso shadar-kai militarista Sharshan. Agora com a cidade de Overlook alertada pela possível futura invasão, os aventureiros são convocados pelo anão Bram Ferrocaído, um membro do consórcio Elsir e instruídos a localizarem uma antiga mina que pertencia a seu clã que há muito encontra-se perdida nas terras áridas do Espinho Agreste, na esperança de que as riquezas da mina fossem aproveitadas para melhorar as defesas da cidade de Overlook.

OS HERÓIS

  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (jogador Rafael);
  • Farius O Seguinte, bugbear guerreiro (jogador Delmiro);
  • Noel Rosa, humano bardo (jogador Zimmer);
  • Lúcios, humano mago (jogador Clayton);
  • Jhon, kalashtar paladino de Pelor (na verdade Amoth) (jogador Ramon)

Nível Atual do Grupo: 7

A MISSÃO

Os aventureiros são reunidos pelo anão Bram Ferrocaído, um membro do consórcio Elsir da cidade de Overlook que lhes instrui a encontrarem as antigas Minas de Karak, que pertenciam ao seu antigo clã mas hoje encontra-se perdida e arruinada nas terras áridas do Espinho Agreste. Após chegarem à fortaleza perdida do clã Ferrocaído os aventureiros exploram todo o local em busca da entrada das minas e e a encontra em uma passagem secreta no subsolo. Basta agora explorar as minas e descobrir o terrível destino que se abateu sobre o clã Ferro caído

OS ENCONTROS

  1. O elevador encontrado em uma passagem secreta na prisão conduz os aventureiros para a entrada das Minas Perdidas de Karak e ao primeiro combate dessa terceira parte. Os aventureiros acabam lidando com alguns trogloditas que foram colocados ali pela Rainha Shephatiah como a primeira defesa das minas.
  2. Pós lidar com os trogloditas os heróis exploram os túneis tortuosos das minas e acabam chegando até as minas do caos, um local nas minas que está sofrendo uma interferência do Caos Elemental. Lá eles acabam confrontando alguns vermes da carniça um enxame de aranhas, um zumbi de criogênio criado pela própria Rainha Shephatiah e seu mais poderoso guardião: um Barlgura.
  3. Após o combate contra o Barlgura e seus monstros de estimação os heróis acabam chegando na câmara mais profunda das Minas Perdidas de Karak. Lá encontram uma caverna onde foi separada em duas por uma fenda no centro, uma fenda que na verdade seria uma ruptura planar até o Caos Elemental, este local também servia como o covil da própria Rainha Shephatiah e se encontrava lá. Agora tendo alcançá-la, os aventureiros descobrem que a rainha na verdade era um gigantesca Naga Guardiã, que repousavam em seu “trono” de crânios (todos pertencentes a anões do clã Ferrocaído). A rainha não se encontrava sozinha, estavam junto com ela seus mais fortes servos, dois mezzodemônios, seus guardas pessoais e seu poderoso guarda-costas, um elemental açoitador de fogo. Este combate final foi um dos mais tensos enfrentados pelos jogadores, houve momentos em que a morte era certa para algum deles mas com jogadas estratégicas eles acabaram virando a sorte para o lado deles até que finalmente derrotaram a Rainha Shephatiah para sempre e finalmente libertaram as Minas Perdidas de Karak.

MINHAS OBSERVAÇÕES

  • O primeiro encontro desta terceira parte foi contra os últimos trogloditas remanescentes da Rainha Shepatiah, o início do combate foi meio complicado pois os personagens começaram presos numa sala com uma armadilha de dardos ativada, mas quando eles conseguiram abri a cela que os prendia o combate ficou mais fácil.
  • Após esse combate, um dos meus jogadores reclamou que os combates estavam fáceis demais, isso era verdade (aliás, até agora, todos os combates que tiveram lacaios foram fáceis). Porém os dois últimos combates seguintes aumentaram em muito a dificuldade.
  • O combate nas cavernas do caos a coisa começou a complicar, os inimigos tinham habilidades que complicavam para os heróis (como a aura gélida do anão zumbi de criogênio), e o próprio enxame de teias sangrentas.
  • O monstro boss desse combate, o barlgura na verdade nem foi tão preocupante assim, mal conseguia acertar seus ataques quem diria as duas pancadas que caso ambas acertassem ainda aconteceria algo. Ele caiu fácil.
  • Já o terceiro combate dessa terceira parte e último combate da aventura a coisa foi muito mais emocionante. Engraçado que há princípio eu pensava que este combate iria ser moleza para os aventureiros, por causa das habilidades de conduzir do mago, que poderia derrubar os monstros na fenda flamejante no centro do mapa (mas no final nem iria fazer diferença alguma), mas ele foi muito mais desafiador, tendo consumido praticamente todos os recursos dos personagens.
  • Um monstro que preocupou muito os personagens foi o açoitador de fogo que conseguia causar muito dano em diversos heróis ao mesmo tempo.
  • A dríade encontrada anteriormente pelos heróis ocupando a sala do trono na fortaleza encontrava-se aqui nesta última câmara, pedindo perdão e clemência para a rainha por ter fugido de seu dever de deter os aventureiros. Aqui eles descobriram que aquela bela eladrin na verdade tratava-se de uma dríade.
  • A dríade só serviu como saco de pancadas para os aventureiros.
  • Uma das partes mais interessantes desse combate foi quando o kalashtar paladino caiu na fenda, ele simplesmente não tinha meios de sair de lá, o fim já estava fadado para o personagem, porém, numa grande jogada estratégica e de sorte usando suas magias o humano bardo conseguiu tirá-lo de lá.
  • Quando os personagens conseguiram derrotar a Rainha Shephatiah eles encontram uma carta em seus pertences que explica a função dela naquele local, a carta explica que ela estava administrando a mina para que ela pudesse enviar os recursos extraídos para o Caos Elemental utilizando a fenda (que na verdade era uma espécie de passagem até o plano caótico) e enviá-los para um senhor desconhecido não descrito na carta.
  • O “Homem-Pássaro” que os heróis encontraram em uma das celas acima aparece misteriosamente na câmara da Rainha (misteriosamente pois os heróis haviam trancado a cela do 1º combate dessa terceira parte da aventura para impedir que o velho os seguisse). Ele aparece sorrindo e dando gargalhadas e os parabeniza-os pelo feito, nisso ele se retira e some misteriosamente, deixando apenas um rápido som de revoadas de pássaros antes de desaparecer.

E aqui acabamos nossa terceira parte da aventura As Minas Perdidas de Karak. A sessão se encerrou com os aventureiros eliminando a Rainha Shepatiah e libertando as Minas de Karak de seu domínio, ao mesmo tempo com a morte da Rainha eles libertaram o pode do vilarejo de Dunesend da escravidão à Rainha. O próprio povo de Dunesend que organizou o retorno dos heróis até a cidade de Overlook, onde eles poderiam reportar o que ocorreu nas Minas de Karak para seu contratante, o anão Bram Ferrocaído.

Até a próxima aventura da campanha Scales of War com a aventura O Covil do Destruidor.


RPG.Blogs

5 comentários:

  1. Cara, vc tem esses mapas das aventuras no PC??? Teria como envia-los pra mim???

    ResponderExcluir
  2. Tenho não Thiago, eu preparo no computador, imprimo, monto e depois eu deleto.

    ResponderExcluir
  3. Seria muito grato se vc colocasse para download, mesmo q seja somente os próximos ^^

    ResponderExcluir
  4. Leo
    A próxima aventura, O Covil do Destruidor, eu jah terminei de narrar ela, então nem vai dar pra upar os mapas, mas na próxima: O Templo do Meio, eu tempo colocar os mapas pra download blz? Tem uns mapas de cidade bem bonitos.

    ResponderExcluir
  5. Mestre Pereira

    Pow... eu tbm iria agradecer muito se tivesse uma tag com os mapas das aventuras...

    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir