segunda-feira, 5 de julho de 2010

(D&D 4) Diário de Campanha – Escamas da Guerra – Aventura 2: A Fenda Sombria de Umbraforge – Parte 3


Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.


Estamos aqui novamente dano continuidade a nossa nova campanha de Dungeons & Dragons, utilizando a 4ª edição: a Scales of Wars.


AVENTURA 1: CERCO À FORTALEZA BORDRIN

Parte 1, Parte 2, Parte 3


AVENTURA 2: A FENDA SOMBRIA DE UMBRAFORGE

Parte 1, Parte 2


SINOPSE DE A FENDA SOMBRIA DE UMBRAFORGE


Em A Fenda Sombria de Umbraforge nossos aventureiros adquiriram certa notoriedade na cidade de Overlook após derrotarem o líder orc Tusk e seu exército, mas agora estão sendo seguidos por um misterioso homem chamado Modra, seus motivos ainda são desconhecidos pelos aventureiros. Para poderem escapar de sua ameaça, os heróis o caçam pelas mais sombrias e suspeitas ruas da cidade de Overlook.


OS HERÓIS



  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (jogador Rafael);
  • Farius O Seguinte, bugbear guerreiro (jogador Delmiro);
  • Elioth Maedra, humano paladino de Pelor (jogador Maromba);
  • John, kalashtar paladino de Pelor (na verdade Amoth) (jogador Ramon);


Nível Atual do Grupo: 5


A MISSÃO


Os aventureiros chegaram até o Pendor das Sombras atrás de um tenebroso rasteante criminoso chamado Modra, em sua busca acabam descobrindo um enclave militar chamado Umbraforge dominado por um shadar-kai negociante de armas e militarista denominado Sharshan. Após algumas investigações descobrem que Sharshan planeja uma grande invasão ao Plano Material. Para impedi-lo, os aventureiros adentram sua sombria fortaleza.


OS ENCONTROS


  1. O grupo invade o castelo através de uma passagem secreta e entram pela biblioteca, encontrando alguns guardas shadar-kai e uma bruxa shadar-kai. O grupo descobre que os soldados são bastante experientes e quase se dão mal nesse combate.
  2. Após subirem por uma torre acabam encontrando uma espécie de jardim exótico no segundo andar do castelo, lá se deparam com o maior ponto fraco do grupo: enxames. O grupo não resiste e são derrotados.
  3. Cena Descritiva: Algumas horas depois acordam no mesmo jardim exótico, porém estão cercados por guardas shadar-kais, todos estão desarmados e bem amarrados. Sharshan, o shadar-kai que governa o local aparece para eles e lhes oferece uma oportunidade de se unirem a ele. Os heróis recusam.
  4. Momentos antes desse encontro uma explosão acontece em Umbraforge, graças à sabotagem do falecido Modra, antigo aliado de Sharshan, o que o força a se retirar, mas antes Sharshan ordena que o capitão da guarda e suas duas panteras espectrais matem os aventureiros. O bugbear guerreiro Farius consegue se libertar das amarras e libera seus aliados para batalharem.
  5. Desafio de Perícias: Após derrotarem o capitão e as panteras o grupo precisa reconfigurar um portal de teletransporte para fugir do castelo antes que ele desabe.
  6. De volta para o Plano Material as explosões no Pendor das Sombras acabam atingindo o portal e faz materializar alguns espectros diante dos aventureiros.


MINHAS OBSERVAÇÕES


  • O primeiro combate na biblioteca foi muito difícil para os heróis, primeiro porque todos estavam espremidos em um corredor secreto que dava acesso à biblioteca, fazendo com que o combate fechado acabasse dificultado o combate. Além disso, muitas jogadas fracas também contribuíram para o péssimo desempenho do grupo.
  • O grupo resolveu seguir pelo segundo andar logo antes de explorar o primeiro, o que os levou ao combate mais difícil para eles, o dos enxames.
  • Como os aventureiros foram derrotados pelos enxames, eles não tiveram a oportunidade de lutar em mais 2 combates que estariam programados pelo castelo, em um deles eles enfrentariam mais guardas shadar-kai, além de um tenebroso e de uma aparição e o outro combate enfrentariam alguns gnolls que estavam aguardando Sharshan para algumas negociações.
  • Como eles seriam capturados de qualquer forma pelos shadar-kai após lutarem os 4 encontros (e conseqüentemente estarem exaustos), a derrota deles para os enxames apenas facilitou o processo. Porém acabaram perdendo a oportunidade de lutarem mais dois combates (e ficaram sem suas XPs), porém isso acelerou mais a história.
  • Tanto o personagens quando os jogadores ficaram surpresos ao saber que a pessoa na qual estavam atrás, o shadar-kai Sharshan, era na verdade o bêbado que encontraram anteriormente nas cavernas abaixo do albergue O Mendigo Feliz.
  • O combate contra o capitão shadar-kai e contra os espectros foram fáceis, porém todos estavam já com seus recursos e pulsos de cura esgotados, o que o fez estar em alertas durante estes dois combates.
  • Esta aventura exige muita habilidade do Mestre para que ele consiga fazer com que os personagens façam o que estavam previsto para acontecer, pois eles podem sair facilmente dos trilhos. Felizmente consegui lidar com isso.
  • No final foi uma aventura divertida, houve bastante interpretação, momentos de investigação, combates mortais, perseguição, visita a um plano sombrio, fuga de cadeia, infiltração, derrotas, vitórias e principalmente diversão.


E aqui acabamos nossa segunda aventura da campanha Escamas da Guerra (Scales of Wars). Após os acontecimentos dessa aventura, os aventureiros impediram temporariamente os planos de invasão do shadar-kai Sharshan ao Plano Material. Agora, a cidade de Overlook e todo o reino estão em alerta para esta nova ameaça, na qual não se sabe por quanto tempo estará estacionada antes de invadir o mundo com todas as forças.


Nossa próxima aventura dessa campanha se chama: As Minas Perdidas de Karak. Até lá pessoal.


RPG.Blogs

4 comentários:

  1. yo..

    gostaria de saber se vc não vai mais postar as aventuras da scales of war em português,

    grato, e parabéns vc consegue conduzir muito bem a campanha.

    byLEO

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a sessão! Joguei as aventuras iniciais da Scales of War também aqui na mesa.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal do CALABOUÇO DO MEDONHO eu vim compartilhar com vc o q encontrei procurando na net. Achei em um blog a raça MINOTAURO do livro do JOGADOR 3 traduzida. O blog é esse : http://gazetanerd.blogspot.com/
    mais façam referencia ao tradutor quando postar. abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez parabéns Medonho! Declaro q em breve estarei fazendo tb dungeons em formatos específicos. Quem nem vc faz com as suas. É inspirador! Bom jogo à todos!

    ResponderExcluir