sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

(D&D 4) Diário de Campanha - Escalas da Guerra - 1a Aventura: Cerco à Fortaleza Bordrim - 1a Sessão



Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.


Domingo agora dia 24/01/2009 eu meu grupo iniciamos uma nova campanha de Dungeons & Dragons, utilizando a 4ª edição (nossa antiga campanha de Forgotten Realms encerrou-se devido a um TPK). Nessa nova campanha estou utilizando algo que nunca fiz antes: narrarei aventuras prontas. Porém não serão aventura prontas qualquer, mas sim a campanha oficial da Wizards: a Scales of Wars.


Como nosso grupo acharia frustrante recomeçar uma nova campanha a partir do 1º nível, todos concordamos em pular a primeira aventura da Scales of War, e começarmos já pela 2ª aventura: o Cerco à Fortaleza Bordrin, como todos os personagens no 3º nível.


SINOPSE DE CERCO À FORTALEZA BORDRIN


Uma nova ameaça aproxima-se pelo oeste: uma vasta horda de orcs, e outras criaturas do seu tipo, que emergem das terras estéreis, dispostas a saquear e conquistar. Enquanto o Vale Elsir e outras terras mobilizam suas escassas forças para responder ao perigo, um chamado foi enviado àqueles heróis do Vale para unir forças e ajudar a rechaçar esta nova ameaça, antes que seja tarde demais.


OS HERÓIS


  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (jogador Rafael);
  • Farus, feral dente-alongado clérigo de Pelor (jogador Delmiro);
  • Grashof, githyanki lâmina arcana (jogador Pit);
  • Grum Coração de Pedra, anão invocador de Moradin (jogador Maromba);
  • Tristam, deva mago (jogador Ramon)



A MISSÃO


O Vale Elsir está em perigo, um enorme exército orc liderado por um poderoso líder ameaça derrubar a única resistência que os separam do mundo civilizado, a Fortaleza Bordrin, através de seus pontos fracos: uma rede de túneis sobre as Montanhas da Morada do Rochedo. Respondendo ao chamado à armas convocado pela cidade de Overlook, os heróis partem até o Monastério da Corrente Partida afim de alertar os anões sacerdotes da ameaça orc.


OS ENCONTROS


  1. O primeiro encontro foi um desafio de perícias, os heróis marcharam até as Montanhas da Morada do Rochedo com o intuito de chegar até o Monastério da Corrente Partida, sendo guiados pelo anão invocador Grum. Durante a subida encontraram um bloqueio na passagem (provocado pelos orcs) o que forçou o anão Grum a tomar uma rota desconhecida que quase os fez se perderem, mas após uma exaustiva subida (com direito a perca de pulsos de cura) o grupo chega ao monastérios, mas o encontram já invadido pelos orcs.
  2. O segundo encontro, dessa vez combativo, foi contra uma pequena patrulha de orcs que acampava em frente ao monastério, foi um combate simples e rápido, que não deu muito trabalho para os nossos heróis.
  3. O terceiro encontro ocorreu dentro do monastério, ao entrarem se depararam com um verdadeiro massacre, muitos corpos dos anões que lá viviam estavam espalhados pelo chão e poças de sangue enormes umideciam todo o local. Sobre um altar dedicado a Moradin uma velha orc realizava um ritual nojente de depravação, no andar superior dois orcs manipulando bestas enormes disparavam contra os intrusos. Na segunda rodada do combate, um general orc e seus lacaios surgiram por uma passagem secreta abaixo do altar e uniram-se à batalha.
  4. O quarto encontro, aconteceu logo abaixo do monastério, a passagem secreta abaixo do altar conduziu os heróis até o salão dos heróis dos anões, que também servia como dormitório para os mesmos. Dessa vez a cena se repete, dezenas de anões mortos estão espalhados aqui e ali, alguns ainda em seus pijamas. No local, mais orcs infestam o antigo monastério anão, e junto deles orogs, descedentes de orcs com ogros, tornam este combate um pouco mais desafiador para o grupo, porém nada comparado a força dos heróis que os liquidam em poucos turnos.
  5. O quinto e último encontro foi totalmente favorável aos aventureiros devido ao terreno. Continuando pelo Salão dos Heróis os aventureiros chegam até uma enorme caverna profunda, uma grande escadaria conduz até as profundezas da caverna onde existe a última câmara do monastério, porém para que possam chegar lá eles teriam que vencer um grupo de orcs que sobe as escadarias e seu dragonete da torre de estimação.


MINHAS OBSERVAÇÕES


  • O primeiro encontro da aventura foi um desafio de perícias, tentar chegar até o Monastério da Corrente Partida pelas trilhas traiçoeiras das Montanhas da Morada do Rochedo. Desafio de perícia simples mas que preocupou alguns jogadores devido a perca dos pulsos de cura. Também estava com saudades de narrar um desafio de perícias.
  • O segundo encontro foi bem simples, foi um encontro de nível –2, serviu apenas para preparar os heróis para o que estava por vir.
  • No terceiro encontro estreamos os primeiros mapas desenhados por mim, hehehe. Apesar de eu adorar os Dungeons Tiles eles eram muitos restritivos (de alguma forma) para representar os mapas da aventura. Queria que a Wizards tivesse desenvolvidos todos seus encontros utilizando eles (o que talvez ande acontecendo agora), uma pena. Amo os Dungeons Tiles. Quanto ao combate em si ele apesar de ter sido de nível –1 ele foi um pouco dificultoso para os aventureiros, a orc curandeira conseguia atacar diversos alvos ao mesmo tempo e deixar um deles cego. O clérigo passou umas duas ou três rodadas sem agir direito por estar cego.
  • O quarto encontro foi mais fácil que imaginei, apesar dele ter sido de nível +1 e possuir alguns monstros soldados de nível elevado. Os heróis os trataram direitinho, ponto pra eles.
  • O quinto encontro foi o mais fácil de todos. Apesar do terreno ter sido bastante interessante, uma escadaria enorme onde qualquer empurrão, ajuste ou conduzida poderia ser fatal, os heróis tiveram a sorte de dois deles poderem atacar de longe, ainda mais podendo empurrar os pobres orcs à distância. Em pouco tempo, todos os orcs foram derrotados sem ao menos terem a chance de agir. Ponto para os controladores. Já os combatentes de corpo a corpo ficaram se escondendo no fundo não se atrevendo a se aproximarem da escadaria com medo de uma possível fatal queda.
  • Nessa primeira sessão os controladores ownaram geral. Os holofotes todos estavam virados para eles durante toda a aventura. Nada de se estranhar, afinal, todos os combates estavam infestados de lacaios.
  • Esta nossa primeira sessão da campanha Scales of War foi bastante produtiva para o nosso grupo. Conseguimos bater todos nossos recordes em D&D 4ª Edição. Tivemos a introdução da campanha, um desafio de perícias, 4 combates, momentos de interpretação em apenas 4 horas de jogo!!!
  • Apesar dos combates terem sido fáceis, isso nem um pouco chegou a ser desestimulante para o grupo, ao contrário acho que todos gostamos dessa forma. Claro que alguns combates mais difíceis sempre são bem vindos, e eles virão por aí.


Até o nosso próximo reporte da campanha Scales of Wars.


RPG.Blogs

2 comentários:

  1. Estreei meu Invoker irado, gostei dele hehehe.
    Esperemos até eu concluir minha bild Muahuahauhau >)

    ResponderExcluir
  2. Mestre Adrianno

    Pow, sou um grande fã do seu blog e visito sempre que estou com um tempinho... Ele é show de bola...

    Meu grupo comprou os livros da 4ed a uns 5 meses, mas estamos esperando chegar no 20º nivel para mudarmos para a nova versao... (o grupo está no 18º).

    Estou pretendendo mestrar Scales of War para eles, e pela primeira vez usar isso aí que vocês chamam de tiles... rsss.

    Só achei da primeira e segunda aventura até agora, mas depois dou uma procurada.

    Um abração e sucesso (decisivo) a todos vocês...

    ResponderExcluir