segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

(Boardgame) Castelo Ravenloft – Resenha e Fotos


Olá Mestres e Jogadores de D&D 4E e também de Boardgames.

(Lembrando pessoal, que boardgames no bom e velho português seria “jogos de tabuleiro”)

Há alguns meses, adquiri na cagada o novo boardgame da Wizards of the Coast (ou seria o primeiro?), ou melhor dizendo, o novo boardgame de Dungeons & Dragons. Falo do Castle Ravenloft Boardgame.

O jogo já me chamou a atenção desde que foi anunciado no início-metade de 2010, basicamente na época tudo o que eu sabia era que se tratava de um jogo de tabuleiro, ambientado no Castelo Ravenloft, na qual o jogo transmitiria uma espécie de tensão (mas acho que a palavra que utilizaram foi “medo”) nos jogadores e que no jogo os monstros cada vez se aproximavam mais dos personagens.

Vamos analizar isso e o jogo, mas antes vamos falar mais um pouco dele, numa espécie de mini-resenha:

=== O QUE VEM NO JOGO? ===

O jogo Castle Ravenloft, possui regras inspiradas nas regras do D&D 4E, basicamente seria uma simplificação bem simplificada mesmo das regras da4E, o jogo é visualmente bonito, colorido (Ravenloft colorido?) e pesado. Sua caixa é maior do que as dos jogos de tabuleiros mais conhecidos aqui no país, lembra uma caixa de bolo. Diferente da maioria dos jogos o Castle Ravenloft é um jogo cooperativo, ou seja, os jogadores não jogam contra si, mas sim unidos com o intuito de vencer um desafio proposto pela partida. O jogo permite de 1 a 5 jogadores (sim, você pode jogar sozinho!)

O jogo trás diversos “Dungeons Tiles” em formato de quebra-cabeça, com o intuito que a masmorra vá se formando quando os jogadores a exploram. Isso permite o “efeito Diablo”, onde cada partida o mapa seja diferente. Completando os Dungeons Tiles também temos diversas miniaturas. Muitas miniaturas, representando os heróis e os diversos monstros. As pinturas seguem o padrão das miniaturas oficiais do D&D, porém não são pintadas, o que é uma pena.

Um destaque é para a miniatura do Dracolich. Apesar de eu ter preferido as dos kobolds, hehehe.

O jogo apresenta 5 personagens prontos para jogar, já com fichas prontas, e da mesma forma que as regras, as fichas são bem simplificadas. Temos 1 anão clérigo, 1 draconato guerreiro, 1 humana ladina, 1 humana ranger e 1 eladrin mago.

Cada um dos heróis possui seus poderes que podem ser escolhidos no inicio do jogo pelos personagens, os poderes de cada um são em formatos de cartas. Por falar em cartas também temos 3 baralhos, o baralho de monstros define os monstros aleatórios que aparecerão no caminho dos heróis, o baralho de tesouros representa os tesouros que os heróis recebem por matar os monstros e finalmente o odiado baralho de encontros que representam os desafios que os personagens encontram durante a exploração do Castelo Ravenloft.

O jogo também apresenta diversos tokens para praticamente tudo que acontece no jogo, token para armadilha, token para efeitos de magias, tokens para os Pontos de Vida, tokens para caixões, dano, sol, tempo, itens. Token para tudo, o que exige certa atenção pois muitos são pequenos e fáceis de perder (o cachorro do meu amigo jah dilacerou um token de Pontos de Vida).

E para finalizar, o jogo já vem com 13 aventuras prontas para jogar, 2 ou 3 delas seria para apenas um jogador (se lembra que eu disse que você podia jogar sozinho)? Porém na internet você pode tentar encontrar mais algumas aventuras prontas para o jogo, no final do post há um link com 2 aventuras extras para o jogo que você pode baixar gratuitamente.

=== COMO É O JOGO? ===

Bom, como eu citei antes, quando anunciaram o jogo disseram: “o jogo transmitirá uma espécie de tensão (mas acho que a palavra que utilizaram foi “medo”) nos jogadores e que os monstros cada vez se aproximavam mais dos personagens no decorrer do jogo”.

Isso é mais ou menos verdade.

O jogo Castle Ravenloft possui um potencial muito grande para ser um jogo difícil, é fácil perder no jogo: perde-se quando pelo menos UM dos heróis morrem e não possui mais tokens de pulsos de cura sobrando (o GRUPO possui apenas 2 de pulsos de cura tokens durante toda a aventura). Outro fator que contribui para este fato, é que de maneira alguma o jogo fica parado ou estático, SEMPRE vai acontecer alguma coisa o TEMPO TODO, não adianta ficar parado. O pior de tudo isso, é que em muitas vezes você vai sentir seus pontos de vida diminuindo numa velocidade incrível.

O que preocupa mais no jogo, nem seria os monstros em si, apesar de ter muitos deles que são bastante chatinhos, mas sim seriam as cartas de encontros. As tais cartas, simulam alguns encontros aleatórios não combativos durante a exploração dos heróis no Castelo Ravenloft, são essas cartinhas que movimentam mais o jogo, e também são as mais preocupantes. Felizmente, o jogo possui um sistema que o permite descartar uma carta de encontro que você tirou, mas para isso você precisa gastar pontos de experiência, que são adquiridos quando um monstro é derrotado, então, deve-se pensar muito bem antes de querer descartar uma carta de encontro, pois outras piores poderão vir e você não terá pontos de experiência o bastante para descartá-la no final.

Porém, depois das várias partidas em que joguei, acabei notando um fato sobre o jogo. O fato seria que o jogo ele é ou 8 ou 80. Algumas partidas são extremamente fodas de se vencer, porém outras as vezes, talvez por sorte, acabam sendo fáceis demais. Peguemos a primeira aventura do jogo destinada de 2 a 5 jogadores, eu já joguei ela diversas vezes, em algumas a morte foi certa, em outras ela foi fácil demais, tão fácil que no final ficou aquele clima de “ué!? Já acabou? Foi só isso?” Uma outra aventura na qual eu achei um pouco frustrante foi a que deveríamos matar o dracolich, um dos vilões mais fodas do jogo. Simplesmente fizemos dele uma piada.

No fórum da Wizards, há um espaço dedicado ao jogo, lá eu pude encontrar algumas regras caseiras para o jogo criadas pelos membros do fórum, algumas achei interessante. Veja o link abaixo para acessa o fórum.

Infelizmente, o jogo não possui nenhuma expansão, e nem saberemos se ele o terá. Aqui, sentimos uma necessidade de mais personagens de outras classes. Porém felizmente, agora em fevereiro de 2011 sejá lançado o jogo-irmão do Castle Ravenloft, trata-se do Wrath of Arshadalon, que acredito eu, seria um jogo igual, com as mesmas regras, porém com uma ambientação diferente e monstros diferentes (e espero que classes diferentes). Assim que sair eu pretendo adquiri-lo, se eu o conseguir farei uma resenha dele aqui também.

Mas no fim, se vocês tiverem a oportunidade de jogar, eu aconselho duas aventuras que eu achei excelentes, que seria a aventura 5: The Final Transformation e a aventura 12: The Hunt for Stradh, Part 1. Em ambas eu até agora nunca consegui vencê-las, e elas são interessantes de se jogar.

Por fim é isso pessoal, o jogo é sim bastante divertido, me satisfez. Você precisa de uma mesa grande para jogar, pois você precisará de muito espaço, tanto para você quanto para o mapa da aventura que vai se expandindo aos poucos. Também é aconselhável jogar em um ambiente fechado ou com pouco vento, pois as cartinhas voam fácil, e uma última dica, CUIDADO com as peças, muitas são bem pequenas.

Fiquem agora com alguns links interessante sobre o jogo (basta clicar para acessar):

Compre agora o Castle Ravenloft Boardgame

Fórum da Wizards sobre o Castle Ravenloft Boardgame

2 aventuras inéditas para o Castle Ravenloft Boardgame

Vídeo: Castle Ravenloft Boardgame Unbox

Fique agora com algumas fotos do jogo (observação: algumas dessas fotos foram tiradas pelo meu amigo Erivas, são fotos sobre o jogo, não sobre minhas partidas).


Até a próxima pessoal.

RPG.Blogs

4 comentários:

  1. Olá, não consegui achar as 2 aventuras inéditas. Alguem podia me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, Medonho! Excelente a iniciativa da review!

    Olha, dei uma olhada no manual do jogo e tenho uma dúvida: o personagem tem, digamos 6 speed, mas anda apenas dois para chegar a uma unexplored edge. Após colocar o novo tile ele pode caminhar os outros 4 squares restantes? Ou isso fica para a Hero's Phase próxima?

    Quanto adúvida do colega aí de cima:

    http://wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/duad/20110118

    http://wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/duad/20100816

    Abraço a todos!

    Patesi

    ResponderExcluir
  3. entre o Castle Ravenloft e o Descent, qual é o melhor?

    ResponderExcluir
  4. Respondendo meses depois!
    São jogos diferentes!
    No Ravenloft tdos jogam contra o jogo em si!
    No Descent tem um mestre controlando a partida.

    ResponderExcluir