terça-feira, 10 de agosto de 2010

(D&D 4) Diário de Campanha – Scales of War – Aventura 3: As Minas Perdidas de Karak – Parte 1


Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.


Estamos aqui novamente dano continuidade a nossa nova campanha de Dungeons & Dragons, utilizando a 4ª edição: a Scales of Wars.


AVENTURA 1: CERCO À FORTALEZA BORDRIN

Parte 1, Parte 2, Parte 3


AVENTURA 2: A FENDA SOMBRIA DE UMBRAFORGE

Parte 1, Parte 2, Parte 3


SINOPSE DE A FENDA AS MINAS PERDIDAS DE KARAK


Após os acontecimentos de A Fenda Sombria de Umbraforge os aventureiros acabaram descobrindo, e arruinando temporariamente, os planos de invasão à cidade de Overlook comandado pelo misterioso shadar-kai militarista Sharshan. Agora com a cidade de Overlook alertada pela possível futura invasão, os aventureiros são convocados pelo anão Bram Ferrocaído, um membro do consórcio Elsir e instruídos a localizarem uma antiga mina que pertencia a seu clã que há muito encontrasse perdida nas terras áridas do Espinho Agreste, na esperança de que as riquezas da mina fossem aproveitadas para melhorar as defesas da cidade de Overlook.


OS HERÓIS


  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (jogador Rafael);
  • Farius O Seguinte, bugbear guerreiro (jogador Delmiro);
  • Noel Rosa, humano bardo (jogador Zimmer);
  • Lúcios, humano mago (jogador Clayton);
  • Jhon, kalashtar paladino de Pelor (na verdade Amoth) (jogador Ramon)


Nesta aventura o jogador Maromba resolveu sair da campanha, assim como aconteceu com o jogador Pit, em seus lugares entraram os jogadores Clayton e Zimmer.


Nível Atual do Grupo: 6


A MISSÃO


Os aventureiros são reunidos pelo anão Bram Ferrocaído, um membro do consórcio Elsir da cidade de Overlook que lhes instrui a encontrarem as antigas Minas de Karak, que pertenciam ao seu antigo clã mas hoje encontra-se perdida e arruinada nas terras áridas do Espinho Agreste. A localização da mina pode vir a ser útil para a cidade de Overlook pois suas riquezas ajudarão a aumentar as defesas da cidade contra uma possível futura invasão do shadar-kai Sharshan e seu exército. Os aventureiros recebem um mapa onde possivelmente mostraria onde as minas encontram-se escondidas.


OS ENCONTROS


  1. O grupo encontra-se seguindo o mapa fornecido pelo anão Bram Ferrocaído (um extenso desafio de perícias) quando são emboscados por alguns anões do clã Punho de Martelo (um clã rival dos Ferrocaídos) e seu sabujo infernal de estimação que desejam a qualquer custo roubar o mapa que está de posse dos aventureiros que mostraria a localização nas Minas de Karak.
  2. Ainda seguindo as instruções do mapa os aventureiros são interceptados durante o caminho por um elfo chamado Mag Blackthorn que se alto proclama discípulo de Ghostlord, um antigo druida lich que antes vivia na região. O elfo aborda os aventureiros perguntando o que faziam naquela região desértica, porém estes não estão de muitas palavras e atacam o elfo que é obrigado a fugir.
  3. Após atravessarem o Espinho Agreste, os aventureiros acabam chegando no pacato vilarejo de Dunesend. No momento de sua chegada, o grupo testemunha todos os aldeões no pátio central do vilarejo assistindo ao massacre de outro aldeão por um gnoll. O gnoll no caso não encontra-se sozinho, ao seu lado está sua montaria, um grande Behir Lança do Trovão e além deles alguns sátiros escondidos pelo vilarejo.
  4. Cena Interpretativa: Após um violento combate contra o gnoll e seus subordinados, os aventureiros são de certa forma mal recebidos em Dunesend, pois alguma coisa incomoda os aldeões. Algumas explicações mais tarde desfazem o mal-entendido e os aventureiros ficam conhecendo a história de Dunesend. Há pouco mais de um ano esse gnoll chamado pelos aldeões pelo nome de O Guardião, chegou na aldeia exigindo tributos à nova rainha das terras áridas, chamada Rainha Shephatiah e durante todo esse tempo eles foram obrigados a pagarem dízimos a ele na forma de comida e animais. Porém com a atual escassez desses tributos o gnoll achou que os aldeões estavam se rebelando e resolveu dar-lhes uma lição. Porém esse ato aconteceu bem na chegada dos aventureiros em Dunesend que agora o eliminaram e salvaram a aldeia (apesar dos aldeões acharem que a Rainha Shephatiah iria trazer represarias).
  5. Após descansarem em Dunesend e reabastecidos, os heróis continuam sua jornada agora pelo deserto atrás das Minas de Karak indicada no mapa. Mas no meio do caminho são interceptados por uma patrulha da Rainha Shephatiah que os tentam eliminar. A patrulha é constituída de alguns ferais liderados por uma bruxa uivadora. E este foi o último combate da 1ª parte da aventura As Minas Perdidas de Karak.


MINHAS OBSERVAÇÕES


  • A entrada dos jogadores Clayton e Zimmer foram bastante significativas para um grupo, primeiro por que o mago do Clayton ficou muito bom (apesar de se aproveitar de uma brecha das regras, hehehe), segundo por que o bardo do Zimmer se mostrou um bom líder, apesar de ter demorado um pouquinho para o jogador pegar as manhas da classe.
  • Nesta aventura estreei meus novos modelos de mapas de combate, imprimidos diretamente da aventura em escala real para as miniaturas (como podem ver nas fotos).
  • O primeiro combate, contra os anões havia toda uma estratégia por parte dos anões de utilizar uma fenda no chão para jogar os aventureiros nela. Porém o mago do grupo acabou revertendo a situação e fez os anões caírem na própria armadilha. Foi divertido.
  • Aliás, o mago do Clayton ficou muito bom, utilizando-se da combinação das magias Storm Pillar e Hypnotic Pattern. Por ser um mago de orbe da imposição essa combinação ficou ainda mais poderosa.
  • O encontro com o elfo Mag Blackthorn poderia ter diversas resoluções, entre elas o elfo poderia guiá-los pelos caminhos tortuosos do Espinho Agreste, porém os aventureiros resolveram considerá-lo um inimigo e o atacaram, como este encontrava-se só não teve outra alternativa a não ser fugir.
  • O combate contra gnoll conhecido como O Guardião não deu muito trabalho para os aventureiros, apesar de ter sido um combate de nível +2 os aventureiros não sofreram muitas baixas. O interessante nesse encontro foi o Behir. Sendo um Artilheiro de Elite de Nível 10 ee tinha as defesas muito altas, dificultado um pouco para os aventureiros acertá-lo. Além disso, o feral paladino Faber Castell passou algumas boas rodadas dentro do estômago do bicho.
  • O combate contra a bruxa e seus ferais também não foi muito preocupante, eles tentavam trazer os aventureiros para a areia movediça do local, mas graças ao mago Lucios, aconteceu o mesmo que no combate contra os anões. Foram os próprios inimigos que caíram em sua própria armadilha.
  • Esta aventura é apenas um intermédio entre as grandes descobertas feitas na aventura passada e grandes acontecimentos que ocorrerão na próxima, é apenas um momento para respirar na história da campanha, apesar de esta aventura conter elementos da história da campanha.
  • Esta primeira parte da aventura contou com alguns combates fáceis, na segunda parte os combates se complicaram um pouquinho.
  • Esta primeira parte foi mais baseada em uma jornada realizada pelos aventureiros até As Minas Perdidas de Karak, a segunda e terceira partes são baseadas no bom e velho estilo dungeon crawler.


E aqui acabamos nossa primeira parte da aventura As Minas Perdidas de Karak. A sessão se encerrou com os aventureiros chegando na antiga e perdida Fortaleza dos Ferrocaídos. Na segunda parte eles descobrirão mais sobre a misteriosa Rainha Shephatiah, quem está habitando a Fortaleza e conhecerão um curioso NPC. Até lá pessoal.



RPG.Blogs

8 comentários:

  1. Como vc conseguia as imagens pra dos cenários pra imprimir e como vc fazia pra imprimir eles em escala real?

    ResponderExcluir
  2. Aguardando próximo capítulo!
    Ass: Léo

    ResponderExcluir
  3. Diego.

    Consegui isso com a velha combinação dos programas Paint + Word. Copiei os mapas do arquivo pdf das aventuras da Scales of War e joguei no Paint, selecionei 11 por 8 quadrados (+/- uma folha A4) e joguei no Word, ajustei o tamanho usando a régua do Word pra me ajudar e imprimi.

    Aí foi só selecionando no Paint 11 por 8 quadrados até formar o mapa inteiro. aí juntei as partes do mapa usando uma fita adesiva.

    ResponderExcluir
  4. Porra, muito massa esse lance dos mapas, Medonho!

    Se não for pedir demais... será que dava pra vc fazer um tutorial que nem fez com as miniaturas de papel?

    Isso realmente iria ajudar os ignorantes em computador como eu... hahahaha!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Dimitri

    Isso jah está em meus planos, mas não espere para algo tão cedo, minha vida pessoal anda meio ocupada :D.

    ResponderExcluir
  6. De boa cara. Sei como é foda manter a assiduidade de postagens em um blog de RPG. Principalmente quando temos mil outras coisas pra fazer. Quando vc postar, com ctza estarei acompanhando!

    ResponderExcluir
  7. Ae Medonho, seu blog é muito bom!! Parabéns!
    Cara, faz um favor pro mundo, upa esses mapas no 4shared!

    Morro de inveja de vcs aí de Fortaleza. Sempre tem eventos de RPG (sem falar no rock)!!
    Eu fui aí em agosto do ano passado e me apaixonei. Minha meta agora é passar num concurso público e morar aí com a minha namorada (que tbm quer isso).
    Aqui em Marília (interior de SP) é bom, mas não tem as belíssimas praias daí.

    Valeu cara!!!!

    ResponderExcluir