sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

(D&D 4) Diário de Campanha - Escalas da Guerra - 1a Aventura: Cerco à Fortaleza Bordrim - 3a Sessão


Olá Mestres e jogadores de D&D 4ª Edição.

Estamos aqui novamente dano continuidade a nossa nova campanha de Dungeons & Dragons, utilizando a 4ª edição: a Scales of Wars.


Nossos heróis correm contra o tempo para impedir que o líder orc Tusk invada e destrua a Fortaleza Bordrin. Sua missão nesse momento é selar o nexus que se encontra sob as Montanhas da Morada do Rochedo, inudando assim os túneis secretos que haviam por baixo da fortaleza.


SINOPSE DE CERCO À FORTALEZA BORDRIN


Uma nova ameaça aproxima-se pelo oeste: uma vasta horda de orcs, e outras criaturas do seu tipo, que emergem das terras estéreis, dispostas a saquear e conquistar. Enquanto o Vale Elsir e outras terras mobilizam suas escassas forças para responder ao perigo, um chamado foi enviado àqueles heróis do Vale para unir forças e ajudar a rechaçar esta nova ameaça, antes que seja tarde demais.


OS HERÓIS


Dessa vez tivemos a ausência do jogador Pit, que interpretava o personagem Grashof o githyanki lâmina arcana. A ausência de tal personagem foi devido aos graves ferimentos que obteve na sala anterior das armadilhas, assim, ele decidiu voltar até a cidade de Overlook para se recuperar, desejando assim boa sorte aos seus companheiros.


  • Faber Castell, feral dente-alongado paladino de Pelor (jogador Rafael);
  • Farus, feral dente-alongado clérigo de Pelor (jogador Delmiro);
  • Grum Coração de Pedra, anão invocador de Moradin (jogador Maromba);
  • Tristam, deva mago (jogador Ramon);


A MISSÃO


O Vale Elsir está em perigo, um enorme exército orc liderado por um poderoso líder ameaça derrubar a única resistência que os separam do mundo civilizado, a Fortaleza Bordrin, através de seus pontos fracos: uma rede de túneis sobre as Montanhas da Morada do Rochedo. Após salvarem a vida do paladino anão Kalad, este os enviam para uma missão crucial: selar o Nexus sob as Montanhas da Morada do Rochedo, frustrando assim os planos do líder orc Tusk.


OS ENCONTROS


1. Após escaparem das armadilhas mortais no corredor o grupo percebe que seu companheiro Grashof o githyank lâmina arcana não conseguiu ultrapassar o corredor devidos seus ferimentos e resolve voltar até a cidade de Overlook para se recuperar. Não tendo outra escolha o grupo prossegue até uma enorme sala da caldeira. Lá confrontam mais orcs e besouros do fogo, todos liderados por um tenebroso rasteante cujo pode ter sido um dos tenebrosos cujo o líder orc Tusk fizera acordo. Mesmo sem a presença de seu mais habilidoso defensor, o grupo vence o combate, mas ainda assim com graves ferimentos. Neste local o grupo encontra os restos mortais de Jen, a meio elfa bruxa pertencente ao grupo os Andarilhos cujo ficaram encarregados de limpar este local dos orcs, mas falharam.


2. O combate seguinte o grupo chega até uma capela dedicada a Moradin, lá o grupo confronta mais orcs porém dessa vez apoiados por um gigantesco troll da caverna. Neste local, o grupo encontra os restos mortais do arrogante grupo de aventureiros conhecidos como os Andarilhos.


3. Finalmente o grupo chega até a enorme câmara onde está localizado o Nexus. Uma enorme caverna com uma coluna metálica no centro, dois canos imensos saem das paredes e seguem até a coluna metálica central. Uma plataforma metálica conduz um caminho até o topo da coluna, 30 metros acima. Quando os heróis estão prosseguindo, orcs surgem de corredores sobre a plataforma e tentam impedir que os heróis prossigam, momentos depois surge o gigantesco orc Tusk acompanhado de sua amada, a shadar-kai Myrissa. O objetivo de Tusk aqui é claro, impedir que os heróis alcancem os painéis de controle do Nexus para selá-lo. Porém, graças aos grandes esforços de nossos aventureiros, que utilizaram suas técnicas mais poderosas nessa batalha, nem mesmo o orc de sangre ogro Tusk não foi capaz de suportá-los. E assim, diante de seu exército e de sua amada shadar-kai, Tusk foi derrotado.









4. Encerramento: Os heróis conseguem ativar os painéis e selar o Nexus, a grande sala começa a ficar inundada rapidamente afogando os orcs que ali ficaram, o grupo conseguiu escapar através de uma saída de emergência e se encontravam no topo de uma da montanhas que constituía as Montanhas da Morada do Rochedo. Ao retornarem para a cidade de Overlook os heróis reportaram seu feito e revelaram que Tusk e seu exército orc não seriam mais um problema, e que os orcs não avançariam em direção ao Vale Elsir durante um bom tempo. Os aventureiros são recebidos como heróis e prometidos ter uma estátua de cada um como reconhecimento ao seu ato de bravura. Todos recebem insígnias de heroísmo e bravura e assim aproveitam as festividades que são dadas em seus nomes. Porém uma estranha sensação ruim de que estão sendo observados por uma força maligna os persegue.


MINHAS OBSERVAÇÕES


  • Resolvi utilizar meus poderes de Mestre e dizer que as armadilhas e o homúnculo balestreiro voltavam a ficar inativos quando os aventureiros passavam pela porta, permitindo assim que eu possa retirar o githyanki lâmina arcana com mais facilidade da sessão, assim ele pôde voltar por onde chegou.
  • Estava pensando e não utilizar mais lacaios/minions a partir dessa segunda parte da aventura, uma vez que no grupo havia 2 controladores, mas mudei de idéia, afinal, eles são muito divertidos.
  • Após eliminarem o tenebroso rasteante os heróis encontraram uma chave de latão, que só terá utilidade na PRÓXIMA aventura.
  • Na luta na capela de Moradin eles enfrentaram seu primeiro Troll, eu sempre quis utilizar os trolls na 4ª edição. Falando nisso, eles quase que não derrotavam o bicho por não saberem que a criatura morria apenas com fogo (os personagens não os jogadores), mas felizmente o clérigo passou no teste de conhecimento e descobriu tal opção.
  • Como eu queria terminar esta aventura nesta sessão eu resolvi por eliminar um combate que eles teriam nos alojamentos nos anões, ele era muito fácil, tínhamos pouco tempo sobrando e como só haviam quatro personagens nessa sessão.
  • A batalha final aconteceu em uma câmara ENORME, eu demorei muito tempo desenhando esse mapa (e ainda saiu um pouco errado, mas deu tudo certo). O legal desse encontro é que o objetivo não era exatamente eliminar os monstros, mas sim impedir que eles continuassem vindo. A cada turno mais monstros entravam na sala por uns corredores aleatórios que haviam na sala. E foi aqui que eles encontraram com o líder orc Tusk.
  • Tusk era um oponente formidável, mas não para nossos heróis, eu como Mestre estou orgulhoso por eles.
  • Nessa batalha aconteceu o “combo” que eu sempre quis ver acontecendo na minha frente no D&D 4. A magia sono do mago em conjunto com a sua orbe da imposição. E graças à isso o líder orc Tusk caiu com apenas um único golpe do nosso feral dente alongado paladino de Pelor.


Até o nosso próximo reporte da campanha Scales of Wars, dessa vez com a aventura A Fenda Sombria de Umbraforge.


RPG.Blogs

6 comentários:

  1. Medonho estou acompanhando seu blog a algum tempo, heheheeh lendo tudo hehehe, mas descupa a ignorancia mas poderia explicar esse combo ai direitinho do mago que aconteceu em sua mesa?

    ResponderExcluir
  2. Não seria um "combo" em si, apenas a união de duas características que juntas poderiam fazer um estrago.

    Em resumo:

    - O mago conjurou sono
    - Tusk ficou lento
    - Tusk foi fazer o teste de resistência
    - Mago utilizou sua Orbe da Imposição em conjunto com seu item mágico.
    - Tusk recebeu -6 no teste de resistência
    - Tusk cai no sono

    - Paladino está colado no Tusk
    - Paladino utiliza todos seus recursos de dano
    - Tusk por estar inconsciênte sofre golpes de misericórdia (dano máximo)
    - Tusk sofreu mais de 100 de dano
    - Tusk morreu.

    ResponderExcluir
  3. uau que nivel o paladino estava? essa haventura nao e para pj de 2 nivel ou primeiro? ele conseguil 100 de dano? como?

    outra coisa sou um mestre inesperiente, sempre fui jogador nos outros D&D, e to iniciando agora no 4e, e venho acompanhando suas miniaturas e mapas, esse ai que vc desenhou, vc deixou ele inteiro ai para todos ver ou vai anexando parte por parte? e que meus jogadores tambem sao iniciantes.

    ResponderExcluir
  4. O paladino estava no nível 3 quase 4, essa aventura é para personagens de nível 3. Além disso, ele era um Paladino Ardente, que aparece no livro Divine Power, ou seja ele era mais um Agressor que um Defensor.

    Depois eu te mostro o cálculo do dano. Lembrando que ele causou dano máximo, já que foi um golpe de misericórdia.

    ResponderExcluir
  5. Medonho vc nao comentou sobre o desenho dos mapas que te perguntei como vc faz?

    ResponderExcluir
  6. Xeroquei uns mapas quadriculado, preguei com durex um nos outros, desenhei com canetinha, recortei a parte que não interessava.

    ResponderExcluir